Mais uma! Baleia é encontrada encalhada na praia de Meaípe, em Guarapari

Essa é a oitava baleia encontrada na costa do Espírito Santo em um período de oito dias. Espécie não é vista com frequência no litoral capixaba

Foto: Reprodução
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Mais uma baleia foi encontrada encalhada no litoral capixaba. Dessa vez, o animal apareceu em Meaípe, Guarapari, na tarde desta segunda-feira (10).

De acordo com o Instituto Orca, a baleia é de uma espécie que não é vista com frequência no Espírito Santo. Além disso, não tem o mesmo hábito migratório das baleias jubartes, que passam pelo litoral capixaba para se reproduzir. 

O animal está bastante debilitado, com alguns machucados. Segundo os veterinários que atenderam a baleia, tudo indica que ela se perdeu da mãe. As equipes seguem na praia tentando redirecionar a baleia para o mar.

Outros casos

Essa é a oitava baleia encontrada na costa do Espírito Santo em um período de oito dias. Somente no último sábado (08), dois filhotes de baleia jubarte foram encontrados em praias capixabas. Um deles estava morto e foi encontrado na Praia do Ulé, em Guarapari. O outro, ainda vivo, foi localizado na praia da Lagoa do Siri, em Marataízes, região sul do estado.

Na última terça-feira (04), outro filhote de baleia jubarte, de aproximadamente quatro metros de comprimento, foi encontrado morto, dessa vez no litoral norte, próximo a Aracruz

Três dias antes, dois animais também morreram após encalharem em praias capixabas. Pela manhã, uma jubarte foi achada próximo à Praia da Areia Preta, em Guarapari. E na parte da tarde, outra baleia da mesma espécie, de aproximadamente 3,5 metros, foi encontrada em uma região de pedras na praia de Carapebus, na Serra.