Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marca ícone é a que se posiciona em qualquer tempo

"Com convicção, tenho orientado alguns clientes que o maior patrimônio que a empresa pode ter é a sua marca"

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

* Por George Bonfim

Somente as marcas ícones se mantêm firmes e fortes diante das adversidades. Crises sempre existirão, e algumas marcas conseguem ser mais fortes e mais admiradas do que a própria empresa, e isso se dá em função da sua maneira única de se comunicar e atrair admiradores. Como já tive a felicidade de ter criado mais de duas centenas de marcas vencedoras e admiradas, me sinto à vontade, com autoridade criativa, para descrevê-las.

Nestes tempos difíceis que vivemos e que caminham para ser tempos normais, temos que estar atentos para um reposicionamento de nossas marcas e nos aproximarmos mais dos nossos clientes, de forma simpática e parceira, para diminuir as aflições que nos rodeiam. Esse mesmo exemplo serve para marcas de produtos líderes, que, em tempos difíceis, de dinheiro curto, tendem a perder a preferência, em função do bolso do consumidor.

É nessa fase que algumas marcas, até então desconhecidas e sem ascensão, entram como ladrões de espetáculos, roubam as cenas e se introduzem no vácuo deixado pelas marcas líderes para mostrarem seus valores diante das mentes inquietas por alternativas sustentáveis. Abra os olhos para as dificuldades e fique ao lado do seu sempre admirador, o cliente. Cative o, entenda-o, faça com que ele não se esqueça da sua marca ou produto, porque tempos novos e desafiadores sempre existirão ao longo das nossas existências.

Publicidade

Com convicção, tenho orientado alguns clientes que o maior patrimônio que a empresa pode ter é a sua marca. Empresas que só respiram produtos e preços tendem a ser esquecidas e até morrerem, porque esse dueto não gera empatia; ao contrário, cria clientes oportunistas, que só lembram da sua marca quando ela lhes oferece alguma ilusória vantagem. A empresa deve ter sempre boa representação e autenticidade para se manter reconhecida no mercado independentemente da gestão de empresas, um bom design, atratividade e, principalmente, um visual contemporâneo e atemporal. Marca ícone é a que se posiciona positivamente em qualquer tempo, pandêmicos ou não.

George Bonfim é diretor criativo da Exemplo de Propaganda

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.