Folha Vitória Médica orienta sobre uso do filtro solar e ingestão de água durante o home office

Médica orienta sobre uso do filtro solar e ingestão de água durante o home office

Veja dicas de cuidados caseiros para a manutenção de uma pele hidratada, saudável e bonita

Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O uso do protetor solar é imprescindível mesmo para as pessoas que estão dentro de casa, em isolamento social. Os Raios solares Ultravioleta A (UVA) conseguem atravessar vidros e têm potencial para penetrar na pele, provocando o envelhecimento do tecido e alguns outros problemas de saúde, a exemplo do câncer cutâneo. Igualmente prejudicial é a luz do computador e dos demais aparelhos utilizados intensivamente para trabalho e comunicação, durante o período de home office. 

A claridade tem potencial para alterar as células de pigmentação e as fibras de colágeno ao atingir, progressivamente, a superfície cutânea. "A dica é usar um protetor solar que também seja físico, para uma proteção mais completa", de acordo com a Dra. Caroline Motta Aguiar, médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

>> A profissional deu outras dicas caseiras para o cuidado com a pele, visando deixá-la mais saudável, hidratada e bonita. Inclusive para as inúmeras e diárias conferências virtuais.

Embora algumas cidades já estejam autorizando o retorno de atividades profissionais no ambiente físico, ainda há uma boa parcela dos brasileiros trabalhando em regime remoto. Com rotinas diferentes do habitual, muitas vezes com mais horas dedicadas ao trabalho e uma nova agenda de protocolos de segurança contra o coronavírus, as pessoas acabam deixando de lado outros cuidados consigo. Nesse processo, a pele pode acabar prejudicada ante as transformações comportamentais no período de distanciamento social, como mudanças nos hábitos alimentares ou ingestão de volume menor de líquidos.

Investir em uma alimentação saudável e beber ao menos 2 litros por dia é fundamental para hidratar e nutrir a pele, mantendo sua elasticidade e sua vitalidade, conforme pontua a dermatologista. "Deixe sempre água perto de você, até para lembrar de beber ao longo do dia", aconselhou. Outra ação essencial sublinhada pela médica, com o intuito de auxiliar no processo de hidratação facial, é o ato de borrifar água termal no rosto, sempre que possível. Sobretudo aquelas pessoas que ficam expostas ao ar-condicionado por muito tempo.

A pele é o maior órgão do corpo humano e requer cuidados especiais e atenção redobrada para a sua manutenção. Segundo a especialista, é importante, antes de ligar o computador, ou fazer uma ligação de trabalho, por exemplo, cumprir a rotina de skincare diurna.

Dica

 O ideal é começar limpando a pele e investindo em um bom hidratante corporal e facial. Outro conselho sublinhado pela dermatologista foi o de aproveitar a flexibilidade de tempo, oferecida pela ocasião do trabalho em casa, para fazer uma máscara facial, durante os intervalos. "E no fim do expediente, o ideal é seguir as orientações noturnas indicadas pelo médico dermatologista e tomar um banho relaxante, cuidando da saúde dos fios", concluiu.

Últimas