Folha Vitória Mega Vacinação: Mais de 550 mil precisam se vacinar no ES

Mega Vacinação: Mais de 550 mil precisam se vacinar no ES

No ´próximo sábado, dia 20, uma ação intensificará vacinação com segunda dose e dose de reforço. Veja como vai funcionar

Folha Vitória
Foto: Agência Brasil/ Tânia Rêgo
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

No sábado, dia 20 de novembro, acontece em todo o país a Campanha de Mega Vacinação.No Espírito Santo, a Secretaria Estadual de Saúde informou que vai intensificar a aplicação da segunda dose e dose de reforço contra covid-19 nos 78 municípios capixabas. 

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, além daqueles que estão com a segunda dose atrasada, todos os maiores de 18 anos aptos ao reforço poderão se vacinar.  

"Destacamos a importância de intensificar a vacinação das segundas doses, especialmente nos esquemas em atraso, além das doses de reforço dos idosos e a implementação desta dose às pessoas de 18 a 59 anos que estejam aptas a recebê-la”, informou a

Entre 2ª e 3ª doses, mais de 550 mil capixabas precisam completar o esquema vacinal no ES 

- Segunda dose: No Espírito Santo, segundo dados da Plataforma Vacina e Confia, pouco mais de 399 mil pessoas encontram-se com esquema vacinal em atraso, isto é, ainda não retornaram aos serviços de saúde para receber a segunda dose (D2).

- Dose de reforço: Em relação às doses de reforço, com a ampliação para a população de 18 a 59 anos, além de idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos, 158.246 mil capixabas já estão aptos para recebê-las neste mês de novembro. 

“É um momento muito importante para o Estado, de oportunizar as segundas doses e a de reforço, a fim de garantir uma cobertura vacinal ainda melhor. Podemos chegar a 80% de cobertura nas segundas doses e avançarmos também na ampliação da dose de reforço nos idosos, um dos indicadores que as microrregiões precisam alcançar a classificação azul na Matriz de Risco do Estado”, disse Danielle Grillo.

Veja quais imunizantes estarão disponíveis para vacinação

Segunda dose: Pfizer, AstraZeneca e Coronavac 

Dose de reforço: Pfizer para as doses de reforço.

De acordo com Danielle Grillo, a A Janssen não será ofertada, neste sábado (21), uma vez que a Sesa aguarda o envio de doses pelo Ministério da Saúde ao Estado, assim como normatizações técnicas sobre as mudanças do esquema deste imunizante no País.

O que é a Campanha de Mega Vacinação?

Com slogan "Proteção pela metade não é proteção", o Ministério da Saúde lançou a campanha “Mega Vacinação” com o intuito de garantir a máxima proteção e a manutenção da imunidade de milhões de brasileiros.

Em conjunto com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a iniciativa tem o objetivo de incentivar que brasileiros que não voltaram para completar o ciclo vacinal procurem os postos de vacinação para garantir a proteção máxima.

Além de chamar atenção para a necessidade de reforçar a imunidade contra a doença para aqueles que já estão no momento de tomar a dose de reforço.

Leia mais: Campanha de Mega Vacinação pretente imunzar 21 milhões contra covid-19

Últimas