Folha Vitória Melhor curso de economia do país é capixaba

Melhor curso de economia do país é capixaba

Melhor curso de economia do país é capixaba

Melhor curso de economia do país é capixaba

Folha Vitória - Cidades 2

Folha Vitória - Cidades 2

Folha Vitória - Cidades 2
O curso de graduação da faculdade se destacou nacionalmente
Foto: Divulgação

Todos os anos, o Ministério da Educação (MEC) tem a importante tarefa de avaliar todos os cursos de graduação e a qualidade em âmbito geral de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

Para isso, o MEC divulga anualmente o IGC – índice Geral de Cursos, um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Um dos critérios da análise é a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 

No que se refere à graduação em específico, é divulgado o ranking do CPC (Conceito Preliminar de Curso), que elege os melhores cursos em cada área de ensino. Nessa classificação, o Espírito Santo se destacou na área de Economia, com o curso de graduação da FUCAPE.

O Secretário da Fazenda do Estado, economia e coordenador técnico da graduação em Economia da FUCAPE, Bruno Funchal, destaca que “o economista tem um papel muito importante na sociedade e, uma das maiores vantagens do curso da FUCAPE é o fato de o curso de Economia ser conectado com os cursos de Administração e Contabilidade, o que permite uma visão mais ampla e estratégica ao profissional. A junção entre a teoria e a pratica também é um grande destaque do curso”. 

Além desta conquista, a FUCAPE também se destacou por receber a nota máxima do MEC, fato que ocorre há sete anos consecutivos, e a 1ª colocação em qualidade no Espírito Santo, sendo a única IES a alcançar a nota máxima. No ranking nacional, a FUCAPE garantiu a 7ª colocação geral dentre 2109 IES avaliadas, entre públicas e privadas. Em todo o Brasil, apenas 24 atingiram a nota máxima, o que corresponde a 1,1% do total.

O cofundador e professor da FUCAPE, Aridelmo Teixeira, destaca que “essa é uma conquista de todos os capixabas. Somos capazes de estar entre as melhores, e isso é muito gratificante. Assim como a bandeira do nosso estado, temos que trabalhar e confiar naquilo que nos dedicamos a fazer. Não existe investimento em educação que não seja a longo prazo e proporcionar educação de qualidade é o que faz uma sociedade se desenvolver nos âmbitos econômico e social”.

Confira os rankings:

Ranking Geral do IGC -  Classificação Nacional

Ranking Estadual do IGC:

Ranking Nacional do curso de Ciências Econômicas:

Sobre o IGC 

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Um dos critérios da análise é a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 

No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Já a Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) realizada pelo MEC e objetiva a melhoria na qualidade da educação superior.

São duas etapas de avaliação: uma autoavaliação realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e uma avaliação externa feita por comissões designadas pelo Inep/MEC. A FUCAPE conseguiu excelentes pontuações em todas as cinco categorias da avaliação que abordam desde missão e plano de desenvolvimento institucional, políticas para o ensino, responsabilidade social até políticas de pessoal como carreira do corpo docente e técnico-administrativo.

Sobre a FUCAPE

Completando 17 anos de história em 2017, a FUCAPE é reconhecida como um centro de pesquisa respeitado nacional e internacionalmente. Aliando o ensino formal aos assuntos que estão em destaque no mundo corporativo, a FUCAPE trabalha com o mesmo modelo das business schools internacionais, como Harvard e London Business School.  Para isso, a Instituição investe na integração entre as áreas de Contabilidade, Administração e Economia para a formação de um profissional completo e preparado para ingressar no mercado.

A FUCAPE também se destaca pela inserção de publicações científicas de professores e alunos nos principais eventos e periódicos nacionais e internacionais e ainda disponibiliza aos estudantes um acervo rigorosamente atualizado. Incentivar o contato direto do aluno com a realidade do mundo dos negócios e focar na multidisciplinaridade: é seguindo esse binômio que a FUCAPE se consolida como referência em Escola de Negócios no Brasil, oferecendo formação completa, desde a graduação até o doutorado. 

Para saber mais sobre a FUCAPE, acesse: www.fucape.br
Contatos: (27) 4009-4444 – cursos@fucape.br 

    Access log