Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Meningite: ES registra 10 casos e três mortes em um ano e Sesa faz alerta

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou um alerta de que o número de casos de meningite tipo C estão aumentando no Estado

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou um alerta de que o número de casos de meningite tipo C estão aumentando no Estado. O documento informa que de janeiro de 2021 a fevereiro de 2022 houve 10 casos confirmados e três mortes devido à doença no Espírito Santo.

A informação foi divulgada na nota técnica 02/2022, nesta terça-feira (08), que informa, ainda, que a preocupação da Sesa é a transmissão da doença e suas possíveis complicações. 

O documento também traz as condutas que os profissionais de saúde devem tomar em caso de suspeita.

Na nota, a Sesa explica que a meningite meningocócica do tipo C (meningite C) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Esta doença pode acometer em qualquer idade. Entretanto, é mais frequente em crianças menores de 5 anos. No Brasil, o sorotipo mais comum encontrado dos casos de meningite bacteriana é o C, correspondendo a mais de 60% dos casos. 

Publicidade

"A doença meningocócica do tipo C pode ser transmitida através do contato direto com secreções provindas da fala, tosse, espirro e beijos ou, ainda, fezes do paciente contaminado com a bactéria Neisseria meningitidis", diz a nota.

Os sintomas apontados pela nota da secretaria são febre alta, dor de cabeça, rigidez de nuca, manchas vinhosas grandes ou pequenas na pele, confusão mental, dor de garganta, vômitos/náuseas (nem sempre, inicialmente), sonolência, dificuldade para acordar, dor nas articulações, irritação, fotofobia, cansaço, falta de apetite.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: 

>> Sesa estuda dose de reforço anual ou quarta dose para idosos do ES 

>> Veja por que o chá emagrecedor 50 foi proibido e quais os riscos para a saúde 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.