Morador de Guarapari reclama do número de atendimentos diários feitos pelo Posto de Identificação

Morador de Guarapari se queixa sobre redução no número de atendimentos diários e Polícia Civil explica o motivo

Foto: Reprodução
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Recentemente, Gilcimar Eduardo do Nascimento, morador de Guarapari que atuou no Posto de Identificação entre os anos de 2017 e 2019, buscou a redação para queixar-se da redução do número de atendimentos diários para coleta de dados e emissão de carteiras de identidade. A Polícia Civil explicou o motivo da mudança.

“De três a quatro pessoas me ligam todos os dias reclamando que não conseguiram agendar o atendimento e estão com urgência”, relata Nascimento. Segundo ele, durante o período que trabalhou no Posto de Identificação de Guarapari, eram distribuídas aproximadamente 50 senhas diariamente, hoje, o número é muito inferior e chegou a ser de apenas 8 pessoas por dia.

Ainda de acordo com Gilcimar, após reclamações recentes, algumas providências foram tomadas para otimizar o serviço. Contudo, o atendimento continua insuficiente para suprir a demanda. “Hoje, a perita trabalha sozinha pela manhã, com um estagiário a tarde. O ideal seria a contratação de quatro estagiários, dois pela manhã e dois pela tarde. Assim, a perita poderia ficar responsável exclusivamente pela coleta de dados, sem precisar interromper o trabalho para exercer outras funções”, afirma.

Nascimento ainda contou que não há mais horários disponíveis para emissão da carteira de identidade neste ano. “Imagine, você precisa do documento com máxima urgência e tem que esperar até o ano que vem para conseguir”.

Diante da queixa, buscamos a Polícia Civil para compreender: Quantas senhas para atendimento são disponibilizadas diariamente, em Guarapari? O número de funcionários no setor foi reduzido durante o período de pandemia do novo coronavírus? Há horários disponíveis para emissão da carteira de identidade ainda em 2020? Quais medidas foram ou serão tomadas para atender à demanda?

Por meio de nota, foi dito que:

“A Polícia Civil informa que trabalha para garantir todos os serviços em funcionamento à população e que são distribuídas 15 senhas no posto de identificação de Guarapari, este número de atendimentos diários limitado tem o objetivo de evitar aglomerações de cidadãos e servidores nos postos de identificação. O agendamento é realizado On-line.

Destacamos que não houve suspensão no serviço de emissão das Carteiras de Identidade e casos de urgência estão sendo tratados com prioridade. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (27) 3382-5054″.

Texto: Nicolly Credi-Dio