Folha Vitória Moradores reclamam de demora na segunda dose da Coronavac em Vitória e Vila Velha

Moradores reclamam de demora na segunda dose da Coronavac em Vitória e Vila Velha

Nas redes sociais das prefeituras, muitos comentários são de pessoas se queixando da demora na disponibilidade de vagas

Folha Vitória
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O momento que deveria ser de esperança, com a imunização contra a covid-19, tem causado dor de cabeça para moradores de Vitória e Vila Velha. Isso porque a segunda dose da vacina Coronavac, que deveria ser aplicada em um prazo de 28 a 30 dias após a primeira, ainda não está disponível para aplicação.

Leia também: Atraso da Coronavac pode aumentar intervalo de aplicação entre 1ª e 2ª dose no ES

Nas postagens referentes à vacinação nas redes sociais das prefeituras das duas cidades, muitos comentários são de pessoas se queixando sobre a demora na disponibilidade de vagas para a segunda etapa da imunização. A maior parte das reclamações é composta por familiares de idosos com 65 anos ou mais.

A última remessa de vacinas contra a covid-19 que o Espírito Santo recebeu chegou ao estado na manhã de sexta-feira (23), contendo 70,4 mil doses. Desse total, 57 mil eram doses da Covishield (Oxford/Fiocruz) e 13,4 mil da Coronavac (Sinovac/Butantan).

Leia também:

>> Espírito Santo quer comprar 4 milhões de doses da vacina brasileira Butanvac

>> Ordem de vacinação do grupo com comorbidades pode mudar no Espírito Santo

O que dizem as prefeituras

Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória informou que abriu na última sexta-feira (23) o agendamento online para a aplicação da segunda dose da vacina em idosos de 65 a 69 anos, que receberam a primeira dose da CoronaVac até o dia 27 de março, e deu continuidade ao agendamento da 1ª dose para pessoas com mais de 60 anos.

Sobre os cidadãos com 70 anos ou mais que ainda não receberam a segunda dose, a Secretaria de Saúde do município recomenda que essas pessoas se identifiquem, em sua unidade de saúde de referência, para programar a regularização da imunização.

Neste fim de semana, a secretaria informou que não há previsão para abertura de novos agendamentos para a vacina contra a covid-19, apenas contra a gripe.

Já a Prefeitura de Vila Velha afirmou que vai entrar em contato, na próxima semana, com os cidadãos que estão dentro do prazo para tomar a segunda dose da Coronavac. 

Sobre a previsão de chegada de novas doses, a prefeitura disse que, assim que o Estado receber os novos imunizantes, serão abertos os agendamentos.

Últimas