Folha Vitória Mosaico Fotogaleria lança exposição “Temporalidade” com imagens que reúnem recursos digitais

Mosaico Fotogaleria lança exposição “Temporalidade” com imagens que reúnem recursos digitais

Em tempos de pandemia, a mostra reúne recursos digitais para levar arte e cultura a todos os capixabas

Folha Vitória
Foto: Roberto Lordello
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Nesta sexta-feira (8), a Mosaico Fotogaleria fará o lançamento da exposição “Temporalidade”, que vai comemorar os dois anos do espaço de arte. Dessa vez, a abertura da mostra será feita de forma virtual, por meio das redes sociais.

Os sócios Tadeu Bianconi e Gabriel Lordello farão a apresentação das 14 fotografias que estarão expostas fisicamente na galeria. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 17 horas, e contará também com um bate-papo sobre a história da galeria, além de curiosidades sobre as carreiras dos dois fotógrafos.

A mostra poderá ser visitada a partir de sábado(9), por meio de agendamento e com número limitado de pessoas, mas quem quiser conferir todas as obras sem sair de casa, também poderá contar com um recurso digital.

“Com a pandemia e um número limitado de visitas, convidamos o fotógrafo Edson Chagas para produzir uma fotografia 360º da exposição e possibilitar que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa fazer uma visita virtual à galeria e conhecer cada uma das obras”, comenta Gabriel Lordello.

“Temporalidade”

A mostra “Temporalidade” reúne trabalhos dos idealizadores do projeto, Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi, além de obras de Patricia Sales, Renata Vale, Orestes Locatel, Roberto Lordello e Rogério Medeiros. A curadoria ficou por conta de Lobo Pasolini.

A exposição apresenta uma coleção heterogênea de trabalhos de vários momentos de cada artista, como forma de brinde a este projeto pioneiro na cidade de Vitória.

Entre os destaques está a fotografia “Azzurro 1280”, de Orestes Locatel. Capturada há 20 anos com uma câmera analógica e filme preto e branco, a imagem é inédita, já que sua primeira cópia foi feita especialmente para a mostra. A fotografia, que durou cerca de 4 horas para ser produzida, apresenta a Pedra Azul sob um novo olhar.

“O título da exposição, “Temporalidade”, nos remete a uma discussão sobre o tempo. A pandemia provoca uma meditação sobre essa invenção humana que pauta nossas ações e que tomamos como algo natural. De uma certa forma, a pandemia fez colapsar o conceito de tempo, que às vezes parece ter acelerado, outras vezes parece congelado e com certeza fez o espectro da morte, o ponto de corte do tempo da experiência da vida, rondar mais perto. Ela também é fotografia, um retrato na natureza humana em toda a sua magnanimidade e perversão”, reflete o curador.

Serviço

- Visita virtual ou agendada

- A partir do dia 09/10 será divulgado nas redes sociais da galeria um link para visualizar a exposição por uma fotografia 360º feita pelo fotógrafo Edson Chagas.

- Já as visitas presenciais devem ser agendadas pelo número (027) 99943-0831 (WhatsApp) ou pelo e-mail fotogaleria@mosaicoimagem.com.br

Últimas