Folha Vitória MPES cobra ações de municípios capixabas sobre o atendimento de pacientes com covid-19 e gripe

MPES cobra ações de municípios capixabas sobre o atendimento de pacientes com covid-19 e gripe

Além da elaboração de um plano de contigenciamento, o Ministério Público do Estado quer que as autoridades adotem imediatamente ações para orientar a população sobre as medidas sanitárias

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Com o aumento no número de pessoas com sintomas gripais e com o recorde de contágio por covid-19 em 24 horas registrado nesta semana no Espírito Santo, o Ministério Público do Estado (MPES) cobrou ações dos municípios sobre o atendimento oferecido à população no Sistema Público de Saúde.

O ´MPES notificou, nesta terça-feira (18), a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/ES) para que os prefeitos e os secretários de saúde municipais elaborem um Plano Municipal de Contingenciamento destinado ao atendimento de pacientes suspeitos e/ou infectados pelo coronavírus e pela influenza.

Os municípios também deverão comunicar à população sobre o uso obrigatório da máscara fora de casa e onde procurar atendimento médico em casos de sintomas gripais. 

LEIA TAMBÉM: Volta às aulas será presencial e sem rodízio nas escolas do ES

O Cosems/ES disse que está reencaminhando a notificação aos municípios, para que os eles atualizem os planos de contingência existentes de acordo com as recomendações.

A Amunes também afirmou que as orientações foram repassadas imediatamente aos prefeitos dos 78 municípios capixabas para que as lideranças municipais e os respectivos secretários municipais de saúde tomem as devidas providências.

Últimas