Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Municípios do ES não aplicaram doses vencidas de vacina, garante secretaria de Saúde

Três cidades do Estado foram citadas em reportagem de um portal nacional de notícias que divulgou lista de 160 municípios onde houve uso de vacinas além do prazo de validade

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Três prefeituras do Espírito Santo foram citadas numa reportagem do Portal Metrópoles, de Brasília, em que afirmava que doses vencidas da vacina contra a covid-19 foram aplicadas em 160 cidades do país. 

Conforme a matéria, as cidades de Linhares, Vila Velha e Serra estavam na lista. Segundo o portal, os dados foram obtidos junto ao Ministério da Saúde e apontam que 1.254 pessoas em todo o Brasil foram inoculadas com doses de lotes do imunizante da Oxford/Astrazeneca, cuja data de expiração já tinha passado. No território capixaba, de acordo com o portal, 4 pessoas teriam recebido os imunizantes fora do prazo de validade.

O jornal cruzou informações sobre as doses aplicadas com os registros de envios de imunizantes para os Estados, onde constam a data de vencimento para cada lote.

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda (26), o subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin, citou a matéria e esclareceu que não foram aplicadas doses vencidas. 

Publicidade

"Registramos essa informação e investigamos. Não houve vacinação com doses vencidas. Houve um erro no registro do lote das doses aplicadas", explicou. 

Segundo Reblin, os próprios municípios apuraram a situação e identificaram o erro de registro dos lotes. "Está sendo feito a correção dessa informação e a população pode ficar absolutamente tranquila pois não vacinação com doses vencidas", garantiu. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.