Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Não nos acostumamos com as mortes por covid-19', diz secretário de Saúde do Espírito Santo

Nésio Fernandes fez um apelo para que a população evite aglomerações durantes as festas de final de ano

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, divulgou um vídeo, na manhã desta sexta-feira (18), como mais uma tentativa de conscientizar a população para que não relaxem nas medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Ele destacou, também, o crescente número de casos confirmados no estado.

Na gravação, o secretário afirma que o estado enfrenta uma segunda onda de expansão da doença e faz um apelo para que as pessoas não vejam as mortes causadas pelo novo coronavírus como algo natural. "Estamos enfrentando a segunda expansão da pandemia pela covid-19. Estamos há quase um ano dedicados e entregues 24 horas por dia para atender as pessoas atingidas pela covid-19 e pelas outras doenças também. O crescimento de óbitos não é possível que seja naturalizado. Não nos acostumamos com ele", disse.

Para Fernandes, é preciso que haja mais empatia por parte da população e que, mesmo diante do cansaço, que não haja um relaxamento dos cuidados. "As pessoas precisam se solidarizar e desenvolver empatia. Nosso cansaço é mais esgotador quando a gente percebe que muitas pessoas não estão usando máscara, estão se aglomerando, não estão tomando medidas de distanciamento social, que são capazes de preservar vidas. Todos estamos cansados, mas não canse da vida. Não canse de proteger os seus entes queridos", pediu.

O secretário finalizou a breve fala com um apelo para que as festas de Natal e Ano Novo sejam realizadas dentro das medidas de cuidado. "Neste fim de ano, viva um fim de ano diferente. Entenda os apelos que nós, trabalhadores da saúde, fazemos para a população é porque estamos 24 horas dedicados a organizar toda uma rede de serviços de saúde, público e privado, para atender você. Mas nem todo mundo que chega no leito a gente consegue salvar. Nós não nos acostumamos em perder vidas. Cuide-se".

Publicidade

Covid-19 no Espírito Santo

De acordo com a atualização mais recente do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Espírito Santo registrou, em 24 horas, quase 2,3 mil casos do novo coronavírus. Com isso, o total de infectados, desde o início da pandemia, chegou a 223.219 em todo o estado.

Além disso, mais 33 mortes em decorrência da doença foram registradas entre esta quarta e quinta-feira, elevando o total de óbitos por covid-19 para 4.696 no Espírito Santo. Por outro lado, 205.077 pessoas já se recuperaram da covid-19 no estado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.