Noite solidária e caminhada em comemoração a semana nacional da pessoa com deficiência em Guarapari

A semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla da região sudeste é composta pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Guarapari, Piúma, Marataízes, Muqui e Cachoeiro de Itapemirim

Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Sancionada no ano passado, a Lei 13.585 instituiu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que é celebrada entre os dias 21 a 28 de agosto. Durante a semana comemorativa, as Apaes realizarão ações de incentivo em seus municípios e estados com o objetivo de abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Com base no tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 irá enfatizar a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação. Por isso a importância de toda a sociedade participar dessa grande mobilização.

Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Em Guarapari, a comemoração da semana será aberta no próximo sábado, 18, com a 3ª Caminhada da Pessoa com Deficiência na orla da Praia do Morro. A saída será as 8h30 da quadra de areia e seguirá até o Ciac. “Será um evento gratuito e aberto a todos. Vamos contar com profissionais de academias da cidade para auxiliar na caminhada, além da presença da Apae Marataízes com sua Banda para animar o evento”, falou a presidente da Apae Guarapari, Luciane Cerutti.

Já no dia 23 de agosto, acontecerá a 7ª Noite Solidária no Cerimonial Belvedere, no Jardim Santa Rosa, a partir das 19h. Luciane explicou que o valor é R$ 50 com direito a sorteios de bingo, buffet com comida de boteco, salgadinhos, doces e bebidas não alcoólicas. “Será uma noite agradável com música ao vivo e muita solidariedade”.

Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Segundo a presidente da instituição, também haverá eventos comemorativos somente para os alunos, como almoço e lanche em restaurantes, cinema, passeio de trenzinho e atividades dentro da Apae, além de uma roda de conversa com os pais dos alunos.