Noroeste e Sul puxam aumento no número de homicídios no ES
Em todo o Espírito Santo, o número de assassinatos cresceu 11,6% em comparação ao mesmo período do ano passado
Folha Vitória|Do R7
As regiões Noroeste e Sul do Espírito Santo fecharam o primeiro trimestre do ano com os piores números no índice de homicídios dolosos em todo o Espírito Santo. As regiões tiveram aumento de 88,5% e 70,6%, respectivamente, nos números de assassinatos em relação a 2022.
As informações são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Em todo o Espírito Santo, até o mês de março, 280 pessoas perderam a vida de forma violenta. O número é o pior desde 2020, ano em que teve início a pandemia de covid-19, quando 345 pessoas foram assassinadas.
No ano de 2022, o Estado registrou seu menor índice de homicídios desde o início da contagem em 2007. No ano passado, foram registrados 251 homicídios.
Na região Noroeste, nos três primeiros meses do ano, foram registrados 49 homicídios, 23 a mais do que no ano anterior, 17 deles cometidos somente no mês de março.
Já o Sul registrou 29 homicídios em 2023, 17 a mais do que no mesmo período em 2022. Ambas as regiões acompanham a evolução do índice em todo o Estado, que assinou um aumento de 11, 6% de casos em todo território.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Mas houve queda em algumas regiões. O Norte foi o que melhor conseguiu conter a onda de crimes, com uma redução de 3,4%, seguido pela Região Metropolitana, que conseguiu reduzir os homicídios em 2,8%.
Já a região serrana manteve o mesmo número do ano passado, com 14 homicídios registrados no mesmo período.
Em todo o Estado, Vila Velha e Cariacica foram as cidades que registraram mais assassinatos, com 38 e 33, respectivamente. A Serra ficou logo atrás, com 29.
Leia Também: Suspeito de liderar tráfico e homicídios no Sul do ES é preso em boate no RJ