Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novas doses da vacina contra a covid-19 chegam ao ES

Estado recebeu mais 124.700 imunizantes para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Na manhã desta sexta-feira (16), nova remessa de vacinas contra a covid-19 chegou ao Espírito Santo. No total, 124.700 doses foram enviadas pelo Ministério Saúde, sendo 75.500 da Covishield (Oxford/Fiocruz) e 49.200 da Coronavac (Sinovac/Butantan).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 30% dos imunizantes serão utilizados na aplicação da primeira dose em pessoas com idades entre 60 e 64 anos, totalizando 58.853 unidades. Com a chegada dos imunizantes, o Estado chegará à distribuição de 60% da primeira dose ao público desta faixa etária.

Parte desse lote será encaminhado aos municípios para que deem prosseguimento à aplicação da segunda dose nos trabalhadores da saúde e nos idosos de 70 a 79 anos. Também será destinada um quantidade de imunizantes para aplicação da primeira dose em trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados, e para profissionais das forças de segurança.

De acordo com a Sesa, as vacinas serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio para cadastramento e a previsão é de que sejam enviadas às regionais de saúde do Norte, Sul e Central ainda nesta manhã. Já a distribuição aos municípios da Região Metropolitana, deve ser feita nesta tarde.

Publicidade

>>Leia também: Governo do ES espera iniciar ainda em abril vacinação de pessoas com comorbidades

Falta de vacinas

Publicidade

Nesta quinta-feira (15), o governo do Estado iniciou a vacinação aos profissionais da Educação no Espírito Santo. Durante a solenidade que marcou o início da imunização a esse novo público-alvo, Casagrande externou a dificuldade que o Estado tem encontrado para adquirir doses de imunizantes contra a covid-19 diretamente com fornecedores. Segundo o governador, a aquisição será realizada assim que o Estado encontrar as vacinas disponíveis.

"Estamos avançando para viabilizar a aplicação das vacinas que chegam e torcendo para que chegue mais vacinas. Estamos querendo comprar doses, mas ainda não encontramos fornecedores. Se a gente encontrar, vamos comprar. Estamos torcendo para que os contratos do governo federal sejam cada vez em maior número para salvarmos vidas no Espírito Santo", disse.

Publicidade

Apesar do novo grupo estar inserido no público-alvo, 26 cidades capixabas estão sem doses do imunizante para seguir com a campanha, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Na Grande Vitória, Viana e Fundão não têm mais vacinas.

No interior do Estado, estão sem imunizantes as cidades de Piúma, Santa Maria de Jetibá, Jerônimo Monteiro, Ibitirama, João Neiva, Anchieta, Alfredo Chaves, Domingos Martins, Guaçuí, Conceição da Barra, Muqui, Brejetuba, Dores do Rio Preto, Atílio Vivácqua, Vargem Alta, Apiacá, Marataízes, Cachoeiro, Ibatiba, Aracruz, Iúna, Itarana, Irupi e Marechal Floriano.

Leia também: Com 26 cidades sem vacinas contra covid-19, Casagrande expõe dificuldade para comprar doses

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.