Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novembro Laranja alerta sobre os problemas de saúde relacionados ao zumbido

Doenças no aparelho auditivo, hipertensão, distúrbios hormonais e metabólicos são algumas das causas que resultam no problema

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Além do novembro azul, que alerta sobre uma importante questão relacionada ao câncer de próstata, o mês de novembro também tem outra cor: o laranja, que chama a atenção para a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, que é a percepção de um ruído, geralmente desconfortável que não tem origem no meio externo. Normalmente este ruído se apresenta como um chiado ou apito em uma ou nas duas orelhas.

Dia 11 de novembro é o Dia Nacional de Conscientização sobre Zumbido e o problema atinge mais 40 milhões de brasileiros, segundo a Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), e deve ser tratado, já que é um sintoma que pode indicar diversas doenças que acometem a via auditiva.

De acordo com o médico otorrinolaringologista Márcio César da Silva, várias são as causas que podem ocasionar o problema. “Geralmente está relacionado a doenças da orelha, porém pode se originar de problemas sistêmicos como hipertensão, distúrbios hormonais, metabólicos entre outros”, disse.

Diagnosticar a causa do zumbido é fundamental para se obter o tratamento adequado. “A maioria dos quadros tem origem benigna e possuem tratamento. Mas vale lembrar que o zumbido também é responsável pelo adoecimento mental de seus portadores. Pacientes com zumbido tem uma tendência muito grande a perder qualidade de vida e desencadearem quadros de depressão”, explicou.

O zumbido pode ocorrer em qualquer idade, mas cada faixa etária possui suas causas mais prováveis. Os idosos são mais acometidos pelo problema, que tem tratamento e solução. Havendo os primeiros sinais é importante buscar ajuda de um otorrinolaringologista para identificar as causas e iniciar um tratamento apropriado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.