Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo sistema irá agilizar emissão de Carteira de Identidade no ES

Dez postos de identificação serão criados em municípios capixabas para a implementação de Sistema Automatizado de Identificação Biométrica

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Uma nova tecnologia para emissão de Carteiras de Identidade será implementada no Espírito Santo e promete agilizar o serviço. O contrato para a aquisição do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS) foi assinado, nesta terça-feira (31), pelo governador do Estado, Renato Casagrande. 

O sistema irá facilitar a emissão das Carteiras de Identidade e, assim, permitir que o Estado conte com um banco de dados com maior número de informações sobre as características dos cidadãos. A iniciativa faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. 

Durante a cerimônia de assinatura do contrato, Casagrande destacou a importância da iniciativa para melhorar o sistema de identificação civil e criminal no Espírito Santo. 

“Este ato de modernização da identificação civil e criminal é um passo importante para estruturar nossa polícia técnico-científica. Saindo da era do papel, quando se comparava a identidade com diversas fichas, para um sistema informatizado que identifica imediatamente e com precisão aquela digital que foi identificada em um local do crime”, disse.

Publicidade

Novos postos de identificação serão criados no Estado

De acordo com o perito oficial criminal, Francisco Mutz Ratzke, serão criados dez postos de identificação para a implementação do novo sistema. 

Os postos vão funcionar nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Esses municípios concentram 70% da demanda pelo documento de identificação no Estado.

Publicidade

O secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre Ramalho, explicou que o novo sistema irá agilizar a impressão das cédulas.

“Essa entrega vai ser de grande valia para a Polícia Civil, sendo que irá agilizar muito a impressão das cédulas de identidade para o cidadão, que receberá em até sete dias o documento em casa, além de impedir fraudes", destacou.

Publicidade

Novo sistema facilitará investigação de crimes

O governador destacou, ainda, que a nova ferramenta irá permitir um grande avanço na investigação de crimes. 

“Vamos digitalizar toda a nossa base de dados para permitir a comparação das digitais que serão colhidas nas investigações. Já passamos de quatro milhões de dados arquivados. Também poderemos fazer a identificação pela face. Essa modernização é fundamental para avançar e punir os criminosos”, contou.

Segundo Ratzke, o sistema será parecido com o que é utilizado nas emissões de Carteira Nacional de Habilitação e de passaportes. 

“Hoje o nosso sistema é manual, com a adoção da nova ferramenta, poderemos facilitar o processo de expedição do documento, de forma mais segura, mais rápida e com menos gastos para a Administração”, disse.

De acordo com o Governo, o sistema ABIS será um aliado no combate à violência. O sistema irá contemplar a identificação automática de fragmentos de impressões, além da captura de imagens biométricas de requerentes de carteira de identidade. 

Os dados serão coletados e, posteriormente, inseridos no banco de dados do Estado, auxiliando os órgãos de segurança e o sistema judiciário na identificação dos indivíduos.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, falou mais sobre o trabalho de reestruturação da Corporação. “A aquisição do Sistema ABIS tornará a identificação civil e criminal do Estado do Espírito Santo um exemplo de gestão pública para o Brasil. É uma realização histórica para PCES e para Perícia Criminal", finalizou. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.