Folha Vitória Número de mortes, casos e internações por covid-19 caem no ES

Número de mortes, casos e internações por covid-19 caem no ES

Segundo o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, a queda no número de mortes, internações e casos de covid-19 "é resultado do avanço da vacinação na população capixaba"

Folha Vitória
Foto: Pixabay
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Estado do Espírito Santo volta a apresentar uma queda das internações, casos e óbitos causados pela Covid-19. A afirmação foi feita pelo secretário esatadual de saúde, Nésio Fernandes, durante uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, dia 17. 

"Tivemos uma redução no número de casos novos, chegando a um comportamento de 360 casos na média móvel de 14 dias, equivalentes à primeira quinzena de maio de 2020", disse. 

Além disso, o secretário reforçou que o número de mortes e internações em UTIs registradas no Estado também teve uma redução expressiva. 

"Também tivemos uma queda de 40% de óbitos na média móvel de 14 dias. No dia de ontem, registramos 175 pacientes internados de Covid na rede publica do Estado, confirmando uma queda contínua e sustentada", afirmou. 

Vacinação é responsável por queda de casos e óbitos no ES, diz secretário 

Ainda segundo o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, a queda no número de mortes, internações e casos de covid-19 "é resultado do avanço da vacinação na população capixaba". 

No entanto, apesar dos bons números, Nésio cobrou também uma maior cobertura vacinal dos capixabas. 

"Se nós tivéssemos alcançado ampla cobertura vacinal de D2 e D3 de toda a população apta, estaríamos em uma situação de muito baixo risco em todo o Estado e com condições de celebrar diversos dias sem óbitos reais. No Estado, temos um mecanismo de investigação e registro de óbitos muito fino, que inclui uma taxa de correção de mortalidade das mais baixas do Brasil", disse. 

E finalizou. "O avanço para completar dias, semanas e meses sem óbitos depende da cooperação da população". 

Últimas