Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Número de mortes entre pessoas com menos de 60 anos aumentou em mais de 70% no Espírito Santo

O secretário de Saúde, Nésio Fernandes, fez um alerta após a contabilização de 192 mortes de jovens e adultos em 28 dias no mês de março ser registrada

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Aumentou o número de mortes entre pessoas com menos de 60 anos no Espírito Santo. O salto foi de 72% entre fevereiro e março de 2021, e teria sido motivado pela variante inglesa do novo coronavírus e pelo comportamento dos jovens.

>> Grande Vitória tem 96 pacientes à espera de leito em hospital para tratamento contra covid-19

>> Com hospitais lotados, governo do ES define os critérios que vão priorizar pacientes na fila por UTI

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, o número de mortes entre os idosos foi de 54% no Estado. Ele fez o alerta após a contabilização de 192 mortes de jovens e adultos em 28 dias no mês de março. Em fevereiro, foram registradas 114 mortes de pessoas com menos de 60 anos.

Publicidade

"Tem aumentado mais entre os não idosos porque parte da população idosa, que evoluía com uma frequência maior para óbito, já está sendo vacinada desde janeiro. Essa população (de jovens) de maneira insistente e imprudente, continua se expondo ao risco de transmissão. Só que ela se expõe ao risco de transmissão no momento em que circula uma nova variante que tem um potencial maior de fazer com que a população não idosa evolua ao óbito".

>> Com anúncio de novos leitos, rede hospitalar do ES terá 905 vagas de UTI covid até domingo

Publicidade

>> Veja quais grupos estão sendo vacinados na Grande Vitória

Para o presidente da Sociedade de Medicina Intensiva do Estado, Cleberson Ovani, ainda não está claro qual fator mais impactou nesse aumento, mas destaca que os jovens não estão livres de ter quadros mais graves e pede que reduzam a exposição ao novo coronavírus.

Publicidade

"Hoje o que a gente observa são pacientes bem mais jovens que estão internados na UTI. Não consigo afirmar se essa internação maior de jovens é uma pré dimensão ou mutação do vírus, ou se é só um fator de exposição que está sendo maior na população mais jovem agora". 

>> Grande Vitória tem 96 pacientes à espera de leito em hospital para tratamento contra covid-19

>> Sancionada lei com multa de até R$ 116 mil para 'fura-fila' da vacinação no Espírito Santo

Ovani destaca ainda que por mais que a população jovem pense que porque não fazem parte do grupo dos que tem alguma comorbidade, que estão livre do perigo.

"Alguns estudos mostram que a atividade física e o paciente que é mais saudável tem menos chances de complicação, mas isso não o livra de qualquer complicação ou até mesmo de morrer. Não podemos ter essa falsa impressão de que estando saudável e não tendo comorbidades, porque faz atividade física, que é um super herói e que não vai acontecer nada."

Espírito Santo bate recorde de infectados

Em 24 horas o Espírito Santo registrou 3.532 novos casos de covid-19 e 72 mortes. Nesta terça-feira (30), os casos confirmados chegaram a 379.612, e os óbitos a 7.439.

>> Covid-19: ES bate recorde de infectados com 3.532 novos casos; 72 mortes foram registradas em 24 horas

As informações são do Painel Covid-19, da secretaria de Estado da Saúde. O município capixaba com o maior número de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia é Vila Velha, que chegou a 47.643 casos registrados. A Serra continua na segunda colocação com 47.029 registros. Já Vitória contabilizou 41.286 casos, ocupando a terceira posição.

Cm informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/ RecordTV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.