Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O estresse está causando queda de cabelos? Dermatologista explica o que fazer

De acordo com o dermatologista Dr. Fábio Gontijo, qualquer tipo de modificação no funcionamento normal do organismo pode alterar o crescimento dos fios

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O estresse é uma resposta natural do corpo, responsável pela agilidade de ação e pensamento quando se entende que há perigo. Assim, o organismo libera uma combinação de hormônios e substâncias químicas na corrente sanguínea, tais quais, cortisol, adrenalina e norepinefrina para que ele possa estar pronto para “se proteger”. O problema surge quando esse estímulo passa a ser constante, o que a longo prazo acaba sendo um catalisador de problemas como propensão à doenças cardiovasculares, problemas de pele e queda de cabelo, sintoma recorrente.

De acordo com o dermatologista Dr. Fábio Gontijo, qualquer tipo de modificação no funcionamento normal do organismo pode alterar o crescimento dos fios. Cirurgias, fraturas ósseas, dietas, e o estresse mental são exemplos de situações que podem levar a (À) queda dos cabelos. “Este mecanismo é uma adaptação evolutiva, já que nos momentos em que o nosso corpo exige que todos esforços estejam voltados para o evento estressante, o crescimento do cabelo é colocado em segundo plano, levando a (À) queda”, explica.

Em um momento onde a pandemia causada pelo novo coronavírus induz pessoas para um elevado nível de estresse e solidão, o dermatologista sugere atenção a (À) quantidade de cabelo que vêm (VEM) sendo perdido ao longo do período. “Existe um limite de perda de até 100 fios por dia, entretanto este número é uma média. Cada paciente conhece sua normalidade, e em quase a totalidade dos casos, os próprios sabem dizer se o que está acontecendo com o corpo deles está normal ou não. Por isso, ao perceber uma perda anormal de fios, é preciso procurar o dermatologista”, recomenda.

Isso porque, mais do que um simples caso de estresse, é preciso investir outros possíveis causadores da queda de cabelo para ter um tratamento assertivo. “Há, inclusive, necessidade de solicitar exames de sangue na maioria dos casos. Além disso, é preciso dosar vitaminas e investigar determinadas doenças quando os cabelos caem, pois a queda é somente um sinal de que algo de diferente está acontecendo com nosso corpo”, diz Dr. Fábio Gontijo, que ressalta que o tratamento deve ser individualizado.

O médico dermatologista aponta que é possível prevenir a queda de cabelo provocada pelo estresse. Além de buscar uma saúde mental mais equilibrada por meio de atividades prazerosas ou capazes de liberar hormônios relacionados ao bem-estar, à (A) exemplo da atividade física, é recomendado equilibrar a alimentação e os horários de sono. “Evitar a automedicação é fundamental, pois o que vemos muitas vezes é o paciente gastar rios de dinheiro com vitaminas sem ao menos saber qual é o déficit correto”, alerta Dr. Fábio Gontijo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.