Folha Vitória O que seu cabelo revela sobre você? Especialista dá dicas para mantê-lo saudável

O que seu cabelo revela sobre você? Especialista dá dicas para mantê-lo saudável

Camila Zanoni destaca a importância de uma dieta saudável, sem excesso de açúcar, evitar consumir produtos industrializados e ingerir bastante água

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Um cabelo com aspecto saudável é, sem dúvida, o reflexo de um organismo saudável e o seu crescimento pode ser favorecido por meio de uma alimentação equilibrada. Quem afirma é a tricologista e terapeuta capilar Camila Zanoni.

A especialista em cabelos diz que tudo o que consumimos é metabolizado e absorvido pelo nosso organismo. Por isso, é importante uma dieta saudável, sem excesso de açúcar, evitar consumir produtos industrializados e ingerir bastante água.

“Invista em vegetais verdes escuros, proteínas de fonte animal, como carnes brancas e ovos. São alimentos ricos em proteínas e vitaminas do complexo B. Eles ajudam a combater a queda de cabelo. Já vitamina C como tangerina, laranja, limão, acerola, morango, brócolis e tomate; vitamina E como nozes, vegetais folhosos e legumes; vitamina A como cenoura, abóbora, brócolis e melão são excelentes alimentos antioxidantes que ajudam no retardo do envelhecimento dos fios”, explica.

Camila lembra que é importante complementar os cuidados com produtos de qualidade. “Não usar apenas xampu e condicionador. Existem no mercado muitas opções para todos os tipos de cabelos. São máscaras, leave-in, soros, uma infinidade de produtos que somado a uma alimentação equilibrada promovem fios saudáveis e bonitos.

Além disso, o exame de microscopia em luz polarizada é um exame italiano que indica algumas alterações do cabelo. Camila explica que é um exame que aumenta em 400 vezes a fibra capilar, sendo assim é possível encontrar alterações que comprometem a região do bulbo, o processo de formação do fio, as bainhas radiculares, sinais de inflamação e a partir disso indicar o tratamento mais adequado para cada pessoa.

“Nosso cabelo funciona como marcador biológico da nossa saúde, podendo identificar o princípio de algumas doenças que irão se manifestar bem mais tarde. Por isso, muitos de nós sentimos essas alterações iniciarem nos cabelos, pele e unhas, além de atuar diretamente na autoestima de homens e mulheres”, finaliza.

Últimas