Folha Vitória Obesidade é fator de risco para perda dos dentes

Obesidade é fator de risco para perda dos dentes

Ortodontista Catarina Riva explica que excesso de peso está associado ao surgimento de periodontite

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A obesidade é um problema de saúde pública no Brasil: um a cada cinco brasileiros está obeso, segundo levantamento do Ministério da Saúde. A ortodontista Catarina Riva destaca que os cuidados bucais devem ser reforçados por essa parte da população, haja vista que são mais propensos ao surgimento de doenças bucais, como as periodontites.

“As periodontites são doenças inflamatórias que podem afetar tecidos, ligamentos e ossos que sustentam os dentes. Pacientes obesos têm alteração na sua imunidade e isso favorece o desenvolvimento de periodontites”, explica.

Catarina destaca também que estudos científicos relacionam a inflamação sistêmica encontrada nos indivíduos acima do peso como fator que impacta na saúde bucal. Ela explica que o tecido adiposo em excesso produz alterações metabólicas que favorecem uma resposta inflamatória exacerbada a eventos como infecções.

Vale destacar que, além da obesidade, a periodontite tem como fatores de risco a predisposição genética, fumo, diabetes, má nutrição e estresse. “A periodontite tem cuidados preventivos, tratamento e é possível evitar a perda dos dentes. A começar por uma boa higiene bucal e visitas periódicas ao dentista para limpeza do tártaro, que é onde começa a doença”, orienta Catarina.

Sintomas

Os primeiros sinais da periodontite são amolecimento dos dentes; dentes alongados; aumento da sensibilidade; formação de bolsas nas gengivas; dores; mau hálito e alteração de paladar.

Últimas