Folha Vitória Oficina gratuita para confecção de bonecas de pano acontece neste fim de semana na Serra

Oficina gratuita para confecção de bonecas de pano acontece neste fim de semana na Serra

Serão disponibilizadas nove oficinas artísticas para todos os públicos e crianças a partir de 10 anos acompanhadas dos responsáveis

Folha Vitória
Foto: Divulgação/Setur-PMS
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
A oficina é para confecção de bonecas de pano

Uma oficina gratuita para a confecção de bonequinhas de pano acontece neste fim de semana na Vila das Artes, Grande Jacaraípe, no município da Serra.

A artesã local Agda Matos, em parceria com o Ateliê Arte de Viver, de Vera Silva, oferece a oficina para a população. 

As oficinas são uma contrapartida pelos recursos recebidos da Lei de Emergência Cultural - Lei Aldir Blanc - e serão totalmente gratuitas com material incluso. 

No sábado (25), as oficinas acontecem durante todo o dia. Já no domingo (26), as oficinas acontecem apenas pela manhã.

A artesã trabalha na confecção de bonecas com retalhos de pano há nove anos. Como artesã, Agda revela a 'veia' artística usando tecido de várias texturas e cores sem qualquer tipo de costura ou cola. Ela cria uma infinidade de bonequinhas.

“Graças à técnica de nós, tranças e amarrações, é possível criar bonequinhas lindas, simpáticas, coloridas e delicadas de diversos tamanhos que vão de 5 a 15 cm. As bonecas são uma inspiração que vem de infância, quando fazer os próprios brinquedos era comum na minha família”.

A artesã é de Goiás, onde também trabalhou com artesanato. Agda está na Vila das Artes há quase 10 anos e seu trabalho já foi para escolas e instituições públicas e privadas por todo o município. 

Esse encantamento em criar bonecas de pano nasceu na ocasião de uma viagem a Recife quando a artista conheceu as famosas bonecas de pano de Caruaru.

Agda vai oferecer para a comunidade serrana as oficinas gratuitas com o objetivo de incentivar a descoberta da arte em pequenos pedaços de retalhos de tecidos, e na certeza que todos são capazes de criar, dar sentindo à vida e manter viva a coragem para seguir na busca de seus sonhos por meio da arte de criar bonequinhas de pano, como ela faz.

As oficinas são voltadas para o público prioritário de crianças em idade escolar, mas, se os responsáveis quiserem acompanhar é só se inscrever e participar da mesma turma. As turmas serão limitadas a oito pessoas e a participação será garantida por ordem de inscrição.

Vale ressaltar que o local segue os protocolos de prevenção contra a covid-19, sendo o uso de máscara obrigatório no local. Os alunos devem fazer uso de álcool em gel e respeitar o distanciamento social.

>> OFICINA <<

Dia: 25 de setembro

Turma 1: das 9 às 12 horas

Turma 2: das 14 às 17 horas

Dia: 26 de setembro

Turma 3: das 9 às 12 horas

Inscrições: Agda (27) 9 9777-6658 (WhatsApp)

Local: Atelier Arte de Viver

Endereço: Rua Donaldison da Rocha Barros, n° 68. Bairro São Francisco - Grande Jacaraípe - Serra.

Público: aberta a todos os públicos (crianças a partir de 10 anos acompanhadas dos responsáveis).

A oficina conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), através da lei Aldir Blanc.

Últimas