Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Oito dicas para plantar girassóis em casa

Em busca de variar decorações de ambientes, a planta que se volta para o sol pode ser uma boa opção.

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Os girassóis são plantas originárias da América do Norte e são amplamente usadas para decoração e presentes. Eles possuem condições versáteis, ou seja, podem ser plantados tanto em vasos, jardins dispostos, varandas ou áreas externas.

Para quem pretende incrementar ambientes com girassóis, é preciso estar atento com algumas dicas de plantio:

1. Escolher o local de plantio

Além do local ser apropriado, é necessário limpar a planta adequadamente antes de seguir com o processo.

Publicidade

2. Qual tipo de vaso usar?

Os mais comuns medem de 30 a 40 centímetros. As jardineiras são recomendadas apenas para o uso de girassóis anões. Se a flor for maior, a ideia é optar por recipientes de 18 ou 20 litros.

Publicidade

3. Material para preencher o recepiente

Após escolher o vaso, é necessário definir o material aquedado para preencher o mesmo. Entre as opções recomendadas estão: pedras, cascalhos, pedaços de terracota ou espumas de poliestireno. Opções essas que facilitam a drenagem da água.

Publicidade

4. Preparar o solo

Além dos materiais indicados para a preencher a base do vaso ou da jardineira, também precisa preparar o solo. A recomendação é fazer uma mistura de compostagem com solo comercial e colocar no vaso. Por fim, deixar cerca de 2,5 cm de espaço para a borda e umedecer bem.

5. Quantidade de sementes para plantar

As sementes de girassol precisam ser plantadas em pares, entre 2 e 10. Para cada par, é necessário acrescentar 25 ml de água no vaso.

6. Podar as mudas

Ao plantar, é preciso ter em mente que os girassóis são plantas delicadas e precisam de alguns cuidados para crescer. Por isso, assim que o girassol florescer, é necessário cortar as mudas fracas e doentes. Isso permite que as partes saudáveis tenham mais espaço para desenvolver.

7. Possível troca de recipiente

Caso o vaso escolhido estiver pequeno e atrapalhando o desenvolvimento da planta, o recomendado é plantar o girassol em uma vaso maior e mais adequada para o desenvolvimento.

8. Procurar locais ensolarados

Girassóis adoram a luz. Portanto, é importante optar por locais ensolarados, além de posicionar a planta na direção do sol. Ponto de atenção para que não fiquem muito tempo na sombra e nem peguem chuvas em excesso. Os locais mais indicados para o plantio são os parapeitos das janelas e varandas.

*Por Giuliana Flores

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.