Folha Vitória Operação policial desmonta quadrilha de agiotagem carioca que atuava no ES

Operação policial desmonta quadrilha de agiotagem carioca que atuava no ES

Os acusados de agiotagem tinham escritórios no Espírito Santo e cobravam juros abusivos que superavam 30% ao mês, além de receberem dívidas antigas que já tinham sido pagas. Até o momento, 34 pessoas foram presas

Folha Vitória
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Um operação da Polícia Civil cumpriu nesta quinta-feira (16), 65 mandados de prisão preventiva e 63 de busca e apreensão contra uma quadrilha de agiotagem do Rio de Janeiro, que tinha braço no Espírito Santo. Até o momento 34 pessoas foram presas.

Segundo policiais, os acusados de agiotagem e extorsão tinham escritórios no estado e cobravam juros abusivos que superavam 30% ao mês, além de receber dívidas antigas que já tinham sido pagas.

A operação Ábaco também é realizada em Santa Catarina, Ceará e Minas Gerais. 

Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, esse é o maior grupo criminoso de agiotagem do estado e chegou a manter 70 escritórios em várias cidades brasileiras.

Quadrilha extorquia as vítimas com dados obtidos em sites na internet

As investigações duraram 11 meses e contaram com mais de 200 agentes de vários estados brasileiros. 

Na posse de dados das vítimas e de parentes delas obtidos em sites na internet, a quadrilha fazia ameaças e extorsões com dívidas relativas a empréstimos que nunca existiram.

De acordo com a polícia, a estratégia era induzir as vítimas ao pavor por meio de ligações telefônicas ameaçadoras e induzir ao pagamento das supostas dívidas.

Em janeiro deste ano, o líder do principal núcleo da organização criminosa, dono de um famoso quiosque na Praia de Camboinhas, Região de Niterói, foi preso no Centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais. 

Durante as investigações, outros nove integrantes da quadrilha foram presos em diferentes cidades do Rio de Janeiro. 

Três deles possuíam mais de 15 mandados de prisão, cada um.

*Com informações do Portal R7

LEIA MAIS:

>> Operação da Polícia prende nove pessoas no norte do ES

>> Operação Policial apreende 14 máquinas caça níqueis em Vila Velha

Últimas