Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ouça os áudios que apontam colaboração de advogados com facção criminosa do ES

Investigação do MPES aponta que eles serviam de pombo-correio entre integrantes da facção que estão presos e os que estão fora da cadeia

Folha Vitória|

Quatro advogados estão presos acusados de usar privilégios da profissão para ajudar uma nova facção criminosa do Espírito Santo. A investigação do Ministério Público do Estado (MPES) conseguiu áudios (ouça acima) e documentos que mostram que esses advogados eram usados para troca de informações entre os líderes da chamada "Tropa do B.I" que estão presos e integrantes da facção, que estão nas ruas.

Um dos investigados é o advogado Atilho Vieira Bustillos Júnior. Na casa dele, foram encontrados dois celulares no quintal, arremessados pouco antes da chegada dos policiais. Ele é acusado de ser o repassador de recados entre criminosos dentro e fora da cadeia. 

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Juntamente com os advogados Chayene Evelyn Carvalho Moraes, Marco Aurélio de Souza Rodrigues e Meiriely Daniel de Souza, Atilho foi preso pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPES, na Operação Luxor.

O objetivo da operação era prender integrantes da Tropa do B.I., referente ao bairro Industrial, em Cariacica. A facção é recente e foi criada em 2021. Os líderes são os irmãos Falcão: Ivan Martins Falcão, vulgo Tete, e Ismael Martins Falcão, também chamado de F3. Os irmãos Falcão comandam a Tropa do B.I. de dentro da Penitenciária Máxima II, em Viana. 

Publicidade

Em um dos áudios, que faz parte das investigações, um traficante da facção faz uma pergunta ao advogado Atilho Bustillos e cita os dois líderes da quadrilha, que confirma que conversou com o suspeito.

Integrante da facção: "Ô doutor, mas o F3, o Edu lá, ele concordou com essa ideia do Ivan, de separar esse negócio aí?"

Publicidade

Atilho Bustillos: "Estava atendendo o Ivan, aí eu atendi ele, depois atendi o Ivan... Foi só o Ivan que escreveu...".

O advogado também fala com outro líder:

Publicidade

Atilho Bustillos: "E aí, meu irmão? Atendi os dois, tá? Estou voltando para Guarapari, estou na estrada. Chegando em casa, eu mando pra você, meu velho".

O advogado mandou recados de dentro do presídio para integrantes da Tropa do B.I. do lado de fora. São os chamados "catuques", mensagens escritas em papel ou digitadas, geralmente, nos celulares dos advogados.

Leia também: Advogados são presos em operação que investiga organização criminosa ligada ao tráfico no ES

O MPES afirma que alguns advogados, por não passarem na revista rigorosa dos presídios e não terem limites de dias e horários para visitas, usam esse privilégio para um trabalho essencial para as facções: levar recados para a rede fora da cadeia, normalmente, com orientações sobre o tráfico de drogas, contabilidade e comandos para execução de desafetos.

"Presos ou em liberdade, graças a esses advogados, os chefes do crime organizado vêm se mantendo sempre à frente das organizações que compõem, o que viabiliza, concretamente, atos de gestão sobre o tráfico de drogas e sobre o funcionamento da ORCRIM", diz um trecho da denúncia.

"Nós temos a possibilidade, por força da Lei 8.906/94, que é o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de nos permitir a ingressarmos nos presídios e nas delegacias. Isso não pode ser distorcido, não pode ser usado como mecanismo de leva e traz, de informação, de comando. Essa distorção é perigosa para a comunidade", afirma o advogado criminalista Rivelino Amaral.

Advogada cassada foi substituída

Atilho Bustillos substituiu a advogada Chayene Evelyn na linha de frente das comunicações, segundo os promotores. Ela teve a licença da OAB cassada após ser presa em outra operação do Ministério Público. Ela foi acusada por servir de pombo-correio entre faccionados. Antes, para o Primeiro Comando de Vitória. Agora, para a Tropa do B.I.

Chayene: Então, eu tenho que dar a volta nos presídios de novo, né? Nos meninos. Eu ia essa semana, aí eu vou fazer uma reunião com o Serginho, acho que ele vai no escritório na sexta-feira. Aí eu vou deixar pra ir na semana que vem. Aí, se você quiser escrever uma ideia pra geral aí, você escreve.

Serginho, citado por Chayene, é Sérgio Raimundo Soares da Silva Filho, denunciado por envolvimento na facção. Ele estaria abaixo dos irmãos Falcão da hierarquia da Tropa do B.I. Com prisão decretada pela Operação Luxor, ele está foragido.

Leia também: Quadrilhas envolvidas com tráfico de drogas são alvos de operação policial em Cariacica

Também está foragido Marco Aurélio de Souza Rodrigues, advogado que auxilia na comunicação com presos. Em depoimento à polícia, ele admitiu levar mensagens entre membros da facção e que ganhava R$ 100 por recado.

"Era como um mensageiro, um pombo-correio. Até o conteúdo eu não sabia. Eles ditavam para mim, eu imprimia, mandava para eles... eu atendia em uma média de quase cinco por dia, de segunda a sexta nos presídios. Era meu meio de vida. Foi uma forma de sobreviver e ter dinheiro para sobreviver dessa forma", diz o advogado, em depoimento.

Assim como Marco Aurélio, a advogada Meiriely Daniel de Souza também fazia parte do grupo de advogados liderados por Chayene, segundo o MPES. Em um áudio, ela narra para um traficante um bilhete escrito por um preso.

"Meu parceiro, forte abraço. O Diego com essa ideia que ele tá dando, ele tá tirando o Brandão. Quando eu tiver com boa vontade vou mandar o dinheiro dele."

O que dizem as defesas

Samuel Cleto de Sousa, advogado de Chayene Evelyn disse à reportagem que ainda não teve acesso ``as acusações.

"A defesa repudia completamente tais afirmações e foi infelizmente oferecida essa denúncia, foram pedidas duas prisões para a Dra. Chayene e só nos resta demonstrar inocência no decorrer do processo", afirmou.

"A defesa de Ismael Martins Falcão repudia veementemente todas as acusações apresentadas pelo Ministério Público do Espírito Santo. Além disso, informa que o mesmo não possui qualquer envolvimento com nenhuma organização criminosa. A defesa protesta a prisão proferida pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Cariacica, do qual determinou a sua prisão preventiva e também que o mesmo fosse colocado em regime disciplinar diferente", diz a advogada Gislaine Costa Salles.

Em nota, o advogado de Atilho Vieira disse que a relação dele com os outros advogados citados é apenas profissional e que eles não têm nenhum outro vínculo. Já no caso dos irmãos Falcão, da relação é limitada entre cliente e advogado.

A reportagem também entrou em contato com as defesas de Ivan Martins Falcão, Meiriely Daniel e Marco Aurélio, mas não houve retorno. A defesa de Sérgio Raimundo não foi encontrada.

Leia também: Suspeito de tráfico é detido, tenta coagir adolescente e debocha da prisão em Vila Velha

A reportagem é de Rayan Cardoso, July Stanzioni, André Zorato, André Caramante, Gilberto Ferreira e André Azeredo, da Record TV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.