Folha Vitória Pagar conta ou investir? Veja o que fazer com o 13º salário pago aos trabalhadores nesta terça

Pagar conta ou investir? Veja o que fazer com o 13º salário pago aos trabalhadores nesta terça

Empresas têm até esta terça (20) para fazer o pagamento da 2ª parcela do 13º. Uma pesquisa aponta que a maioria dos trabalhadores quer...

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Os trabalhadores com carteira assinada recebem a segunda parcela do décimo terceiro salário de 2022 nesta terça-feira (20). Este é prazo estipulado para que as empresas realizem o pagamento aos funcionários.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor médio recebido pelos trabalhadores brasileiro após o pagamento das duas parcelas é de R$ 2.672.

Uma pesquisa realizada pela OLX aponta que 45% das pessoas devem usar o valor do décimo terceiro salário para pagar dívidas. O levantamento aponta ainda que 24% dos trabalhadores planejam investir ou guardar para uma reserva de emergência, 15% querem comprar produtos que desejam e 14% pagar os impostos de início de ano.

LEIA TAMBÉM: Tire suas dúvidas sobre o 13º salário e saiba o que fazer com o dinheiro

Se você faz parte do grupo de pessoas que deseja pagar dívidas, o especialista em investimentos João Paulo Villarinho tem algumas orientações.

"É preciso avaliar se a dívida do consumidor possui juros embutidos e/ou se, em condições de quitação antecipada, o credor vai oferecer desconto. Se sim, é preciso comparar se o desconto ofertado é maior do que a taxa de retorno dos investimentos pós-fixados em CDI, com liquidez diária, que estão na média 1% a.m.", disse.

De acordo com o especialista, se o retorno dos investimentos for maior que o desconto oferecido, é melhor investir o salário do décimo terceiro. Isso, claro, levando em consideração que a dívida parcelada não está em atraso.

LEIA TAMBÉM: PIS/Pasep 2023: veja as datas de pagamento e saiba quem tem direito

A primeira parcela do décimo terceiro foi paga até 30 de novembro. Nesta nova parcela do benefício, são realizados os descontos da previdência e do imposto de renda, por isso, ela tente a ser um pouco menor que a primeira.

De acordo com as previsões do Dieese, o pagamento da remuneração extra vai injetar R$ 249,8 bilhões na economia nacional. O montante representa, aproximadamente, 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Últimas