Folha Vitória Pandemia agrava situação do comércio no Centro de Vitória, que sofre com o abandono

Pandemia agrava situação do comércio no Centro de Vitória, que sofre com o abandono

Com prédios históricos deteriorados, a presença de visitantes no local diminuiu ainda mais, afetando o comércio que já estava em crise

Folha Vitória
Foto: Gabriela Molina / Folha Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Lojas fechadas no Centro de Vitória 

O comércio foi um dos segmentos que mais sofreu com o surgimento da pandemia do novo coronavírus. No Centro de Vitória, a queda nas vendas fez muitos comerciantes encerrarem suas atividades e fecharem as portas. Além do enfraquecimento do comércio, segundo proprietários de estabelecimentos no local, a região histórica, há anos, enfrenta o abandono das autoridades.

Muito antes da pandemia, comerciantes e moradores reclamavam do abandono. Em junho de 2019, a prefeitura e o governo do Estado tentaram encontrar compradores para prédios históricos, como o Saldanha da Gama, e parceiros da iniciativa privada para restaurações. Mas, até hoje, a revitalização do Centro continua distante.

Foto: Reprodução TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Prédio pichado e deteriorado no Centro da Capital

Com prédios históricos deteriorados, a presença de visitantes no local diminuiu, resultando no enfraquecimento do comércio. 

Armando Bortoluzzi, proprietário de uma padaria tradicional próximo à Praça Costa Pereira, há 70 anos, sentiu no bolso a queda da movimentação na região. Segundo ele, o amor pelo trabalho e pelo Centro de Vitória mantém a padaria em funcionamento, mas pede mais atenção e carinho das autoridades ao Centro da capital capixaba. 

"Tem que ter mais carinho com o Centro de Vitória. Tudo começou no Centro", apelou o comerciante.

O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas Vitória -ES (CDL Vitória), Wagner Júnior, disse que acompanha a situação dos comerciantes.

"Estamos focando muito em dar um auxílio neste momento para todos os lojistas, para nós sermos um ponto de referência para retomada de um comércio que tanto buscamos e estamos trabalhando em conjunto para alcançar", disse.

Últimas