Folha Vitória Parque Estadual Cachoeira da Fumaça está aberto para visitação. Confira os horários

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça está aberto para visitação. Confira os horários

A entrada no parque é gratuita e os visitantes não precisam fazer agendamento

Folha Vitória
Foto: Divulgação / Governo do ES
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
O lugar é uma ótima opção para curtir com a família

O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça está aberto para visitação. Para quem quiser programar um passeio ao ar livre com a família, o parque fica aberto todos os dias das 8 horas às 16 horas. Além da cachoeira, o lugar conta com mirante e trilhas.

Com capacidade para 100 pessoas por dia, a entrada é gratuita e não é preciso fazer agendamento. Os visitantes entram por ordem de chegada. 

Com sede no município de Alegre, o território do parque abrange também o município de Ibitirama e completou 37 anos de conservação na terça-feira (24). O desejo pela conservação da área veio de várias comunidades da região do Caparaó. 

“A conservação do lugar foi uma demanda dos moradores dos municípios de Alegre, Guaçuí e Castelo, além de outros estados”, contou o gestor do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, Leoni Contaifer.

A história do parque

Em 24 de agosto de 1984, um decreto do Governo do Estado marcou o início da proteção desse lugar incrível. Com uma beleza única, a cachoeira que dá nome ao parque, pela nuvem de gotículas que se forma na queda d’água, tem aparência semelhante à fumaça.

“Então, em 1984, o Governo desapropriou uma área de 27 hectares, coberta basicamente de pastagem. Naquela época, a Cachoeira da Fumaça ainda não fazia parte da área desapropriada, fato que foi corrigido apenas em 19 de fevereiro de 2009, quando a Cachoeira e algumas áreas de floresta nas margens do rio Braço Norte Direito foram unificadas para criar o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, instituído por meio do Decreto Nº 2.220”, explicou Leoni Contaifer.

A Unidade de Conservação recebe anualmente milhares de visitantes, tendo recebido mais de 24 mil em 2019 antes da pandemia do coronavírus.

Serviço

Parque Cachoeira da Fumaça Horário de funcionamento para visitação: todos os dias, das 8h às 16h
Capacidade de visitantes por dia: 100 pessoas
Agendamento para visitação: não é necessário. O controle é feito por ordem de chegada.
Endereço: Rodovia ES-484, Distrito de Araraí, Alegre, Espírito Santo.

Últimas