Passarelas de pedestres começam a ser instaladas na BR-101 em Viana

De acordo com a Eco 101, concessionária que administra a via, serão três novas estruturas que vão aumentar a segurança de quem passa pelo local

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A Eco101 iniciou as obras para a implantação de mais três passarelas de pedestres na BR-101/ES/BA, totalizando 19 estruturas ao longo da rodovia. Dessa vez, os dispositivos serão construídos no município de Viana - nos quilômetros 303 e 304, no bairro Ribeira, e 309, no bairro Jucu. Segundo a empresa, as obras contarão com o investimento de R$3,6 milhões e a previsão é de que sejam finalizadas em maio de 2021.

De acordo com o gerente de Engenharia, Rodrigo Rodrigues, os locais são definidos com base em estudos que detalham o fluxo de travessia de pedestres e de veículos nas regiões. Os projetos e a execução da obra são autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Atualmente, existem 16 passarelas de pedestres ao longo da BR-101/ES/BA. As três novas estruturas estavam previstas para o 20º ano de concessão, mas tiveram as obras antecipadas, totalizando os 19 dispositivos previstos no Contrato de Concessão.

Fases de execução

Nesta primeira fase, serão executados os serviços de fundação da primeira passarela, localizada no quilômetro 303, em frente ao Posto Canaã. Para que as atividades sejam realizadas em segurança e de forma a minimizar os impactos na rodovia, o tráfego seguirá com estreitamento de pista e bloqueio do acostamento sul. 

A mudança já começa nesta quinta-feira (13). Segundo a concessionária, apesar das modificações, os usuários conseguirão trafegar pelos dois sentidos.

As demais fases da execução são montagem das peças, içamento das estruturas e serviços complementares, como implantação de dispositivos de segurança, finalização de guarda-corpo, sinalização e iluminação. A concessionária informou que o processo será gradativo.