Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pele e cabelos em harmonia: especialistas dão dicas para ajudar a reforçar os cuidados

Os dias quentes e a exposição ao sol pedem cuidados específicos para manter a pele e os cabelos saudáveis

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Com a chegada do verão, é preciso redobrar os cuidados com a saúde da pele e dos cabelos. Nos dias de muito calor e exposição ao sol, é preciso reforçar a proteção solar e também adotar outros cuidados para manter os fios e a pele saudáveis. 

A médica Julianne Wagmacker explica que, com o calor, a pele tende a ficar mais oleosa e com os poros dilatados, por isso é importante deixar um pouco de lado produtos como ácidos e hidratantes mais espessos. 

A recomendação da especialista é introduzir na rotina de cuidados produtos como gel e sérum. “Uma opção é usar hidratante de banho que deixa a pele mais macia e sedosa. Os antioxidantes ou um sérum concentrado de vitamina C são produtos essenciais para a rotina nessa época do ano, pois eles aumentam a proteção e protegem a pele dos danos causados pela radiação ultravioleta”, explica a médica.

Mas não é apenas a pele que precisa de cuidados extras. Camila Zanoni é tricologista e terapeuta capilar, e lembra que a radiação solar gera alterações químicas e físicas nos cabelos. O aumento na porosidade da haste, a perda de força mecânica e um aumento na aspereza de superfície, são alguns exemplos. 

Publicidade

Segundo a especialista, o cabelo exposto à luz solar pode ficar mais frágil e quebradiço. “Sempre oriento minhas pacientes a usarem protetor solar para os cabelos com consistência leve e duradoura. Além disso, na medida do possível, enxaguar com água doce e corrente para não ficar muito tempo com o cloro da piscina e o sal do mar nos fios, reaplicando o protetor em seguida”, orienta. 

Zanoni afirma que é importante continuar com a rotina de tratamentos, seja em casa ou em algum espaço dedicado para esse fim. "Esses procedimentos vão repor os nutrientes necessários para os cabelos de forma mais intensa, garantindo força necessária para passar pelos dias de calor sem grandes danos”, conclui.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.