Folha Vitória PIB capixaba avança 10,3% no terceiro trimestre de 2020

PIB capixaba avança 10,3% no terceiro trimestre de 2020

A partir de 2009, visando reduzir essa defasagem, o IJSN passou a calcular o Indicador de PIB Trimestral, que reflete a situação econômica no curto prazo

Folha Vitória
Foto: Reprodução/ IJSN
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Espírito Santo, calculado anualmente pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve os resultados divulgados na manhã desta quinta-feira (16), com uma defasagem temporal de dois anos. O estado cresceu 10,3% no terceiro trimestre de 2020, mas recuou no acumulado anual em -7,0%. 

Neste período, o PIB capixaba foi estimado em R$ 35,2 bilhões. No acumulado em quatro trimestres, totalizou 137,9 bilhões.

Foto: Reprodução/ IJSN
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A partir de 2009, visando reduzir essa defasagem, o IJSN passou a calcular o Indicador de PIB Trimestral, que reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual.

A atividade econômica estadual apresentou retração em três das quatro bases de comparação temporal. Segundo o estudo, contribuíram para queda de -7,0% no acumulado do ano a retração de -18,0% da Indústria geral e -8,3% nos Serviços. O resultado foi suavizado pela expansão de +2,0% do Comércio varejista ampliado com supermercados, hipermercados e material de construção. 

Últimas