Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Polícia diz que tentaram limpar local em que mulher de ex-vice-prefeito foi encontrada

Hipótese de suicídio foi descartada por delegado que investiga o caso. Célio Martins Morales ainda é o principal suspeito da morte...

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7


Folha Vitória
Folha Vitória

Novas informações começam a se desenrolar na investigação de assassinato envolvendo o ex-vice-prefeito de Ibitirama, Célio Martins Morales, 56 anos, contra a esposa Vanuza Spala de Almeida, 41 anos. De acordo com a polícia, o local onde a mulher foi encontrada morta passou por limpeza.

Como o caso ocorreu no sábado (8), as investigações tiveram o início postergado até a manhã de segunda-feira, quando já começou o trabalho da perícia na residência do casal. Ibitirama fica na região do Caparaó do Espírito Santo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O crime é investigado como feminicídio devido ao fato de a vítima ser casada com o suspeito, pela relação íntima de afeto entre as partes e, principalmente, pelo fato de os dois estarem sozinhos na casa no momento da ocorrência.

Publicidade

Segundo informações do delegado responsável pelo caso, Tiago Dorneles, a polícia constatou que a cena do crime passou por alterações e que o imóvel foi limpo no mesmo dia do crime. 

"Na verdade, a PM de fato constatou vestígios, tirou fotografias, apreendeu a arma utilizada. Mas de fato a casa foi mexida posteriormente. Segunda-feira (10), eu acionei a perícia. Porque foi num sábado (8), sábado a delegacia não funciona, só plantão. A perícia foi acionada e constatou alguns vestígios, mesmo após a limpeza", contou.

Publicidade

Ainda de acordo com o delegado, a limpeza não impediu que fossem encontrados alguns vestígios de sangue no local. "Algumas gotículas de sangue no quarto foram encontradas e aconteceu esses vestígios que foram mexidos, e posteriormente alguns vestígios foram achados", complementou.

O delegado Tiago Dorneles disse que o ex-vice-prefeito compareceu à delegacia junto do advogado de defesa, mas manteve-se em silêncio durante todo o tempo. Além disso, Morales não deu qualquer suporte ou informação que pudesse auxiliar nas investigações. 

Publicidade

De acordo com o relato, de forma informal, o suspeito teria dito ao advogado que a causa da morte da esposa seria suicídio, algo que a Polícia Civil já descarta totalmente. 

Leia Também: Ex-vice-prefeito de Ibitirama suspeito de matar a mulher tem prisão decretada

Suicídio descartado

O delegado relata que a própria arma utilizada inviabiliza qualquer tentativa de suicídio, por tratar-se de uma espingarda, uma arma longa. Uma vez que os disparos foram realizados diretamente no coração, a vítima não teria como manusear o armamento. 

Outro fato que descarta o suicídio é a própria lesão, que demonstra que o disparo foi efetuado à distância e não de perto ou colado ao corpo.

"Além disso, a lesão em si, a lesão de um tiro de suicídio é um tiro a curta distância. Em um tiro a curta distância, ficam vestígios e pólvora, de fogo, que queimam a pele. Por isso que é "tiro a queima-roupa", porque ele chega a queimar a pele quando é de curta distância ou encostado", disse.

Prisão preventiva

De acordo com o delegado, por conta da delegacia não funcionar no sábado, no suspeito não foi preso em flagrante. Segundo ele, quem pediu socorro à vítima foi a irmã de Morales.

O ex-vice-prefeito ligou para ela, pediu que acionasse a ajuda e deixou o local, retornando apenas na segunda. Com exceção do flagrante, ele só poderia ser preso com um mandado.

"Obviamente quem representou foi a polícia, nós juntamos provas, os elementos, representamos pela prisão preventiva. O Ministério Público é intimado a se manifestar, se manifestou de forma favorável. E a juíza da comarca deferiu o mandado", disse o delegado.

*Com informações de Beatriz Monteiro, da TV Vitória/RecordTV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.