Folha Vitória Prazo é adiado mais uma vez e trecho da BR-101 no ES só será entregue no ano que vem

Prazo é adiado mais uma vez e trecho da BR-101 no ES só será entregue no ano que vem

Últimos seis quilômetros de um trecho da rodovia entre Viana e Guarapari tinha previsão de ser entregue neste mês, mas ficará para o primeiro semestre de 2021

Folha Vitória
Foto: TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O prazo para a conclusão das obras de duplicação de um trecho de 30 quilômetros da BR 101, entre Viana e Guarapari, foi novamente adiado pela Eco101, concessionária responsável pela administração da rodovia. Agora, a entrega da obra dos seis quilômetros restantes vai ficar para o primeiro semestre do ano que vem, segundo nova previsão da Eco101.

A concessionária admite que, inicialmente, o trecho de 30 quilômetros seria totalmente entregue até o final de 2020. No entanto, segundo a Eco101, em função da heterogeneidade geológica da região, cerca de 25 trechos precisaram receber soluções técnicas específicas para garantir a estabilidade de aterros sobre solos moles. 

A concessionária informou ainda que atualmente trabalha em quatro pontos específicos, não contínuos, os quais as obras devem ser realizadas em ritmo controlado, para que se aguarde a natural acomodação de camadas e compactação do solo.

>> Obra de viaduto na BR 101 é entregue, mas apenas 12% do cronograma de duplicações foram cumpridos

>> MPF pede explicações à ANTT sobre redução das obras de duplicação da BR 101 no ES

As obras de duplicação do trecho que vai do Km 305 ao Km 335, entre Viana e Guarapari, tiveram início em maio de 2018, após a concessionária obter a liberação do licenciamento ambiental, em março daquele ano. Na época, a Eco101 chegou a informar que a obra seria concluída em pouco mais de um ano.

Os primeiros 15 quilômetros desse trecho foram duplicados e inaugurados em setembro e outubro do ano passado. Em setembro deste ano, a concessionária entregou mais nove quilômetros do trecho, entre o Km 314 e o Km 323, totalizando 24 quilômetros duplicados. 

De acordo com a Eco101, os seis quilômetros restantes estão em estágio avançado e há previsão de entregas parciais nos próximos meses, com conclusão total prevista para o primeiro semestre de 2021. A concessionária informou ainda que já investiu cerca de R$ 150 milhões nas obras de todo o trecho.

A Eco 101 ressaltou ainda, por nota, que, dentro do cronograma de obras e investimentos da concessionária, já foram investidos no Espírito Santo R$ 1,7 bilhão em obras de modernização, melhorias e ampliação e serviços operacionais, o que resultaram em trechos duplicados em Anchieta (2,5 quilômetros), Ibiraçu (4,5 quilômetros), João Neiva (2,5 quilômetros) e Contorno de Iconha (7,8 quilômetros).

Últimas