Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeito tem preferência do eleitor de Linhares em todos os cruzamentos

Na faixa de 16 a 24 anos, ele tem 34,6% dos votos. Mesmo assim, é mais que o dobro do segundo colocado para o recorte

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Entre os eleitores que garantiram voto no atual prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), os entrevistados da pesquisa Rede Vitória/Futura na faixa etária de 45 a 59 anos são os que mais apoiam o gestor. Nesse recorte, 57,9% dos eleitores disseram que votam em Guerino. Ele tem percentuais acima de 51% em todos os segmentos, menos entre os mais jovens. Na faixa de 16 a 24 anos, o atual prefeito tem 34,6% dos votos. Mesmo assim, é mais que o dobro do segundo colocado para o recorte.

Guerino Zanon também acumula grande percentual de votos entre os eleitores com Ensino Fundamental. Neste segmento, 55,9% dos entrevistados disseram que vão votar nele nas eleições de domingo. Entre eleitores de Ensino Médio (49,4%) e de Ensino Superior (41,4%) a frente do atual prefeito também é ampla em relação aos concorrentes.

No levantamento espontâneo, o prefeito aparece com grande percentual de votos entre os eleitores com 60 anos ou mais. Nada menos do que 62,7% dos entrevistados nesta faixa etária disseram que vão votar em Guerino. E mais uma vez o prefeito aparece com bons números entre os eleitores de Ensino Fundamental, já que 58,8% dos entrevistados desse recorte garantiram voto no gestor.

Os números expressivos do prefeito aparecem em todos os cruzamentos da pesquisa de intenção espontânea. E todos muito acima dos concorrentes mais próximos.

Publicidade

Na análise dos dados de rejeição, a candidata Eliana Dadalto (Podemos) aparece com índices mais expressivos entre os eleitores de Ensino Fundamental, já que 22,4% deles disseram que não votariam nela em nenhuma hipótese. E mesmo sendo a única mulher a disputar o cargo de prefeito em Linhares, a candidata do Podemos acumula a maior rejeição entre as eleitoras mulheres. 21,4% das entrevistadas disseram que rejeitam o voto na candidata.

E mesmo com números consolidados e alta aprovação o prefeito Guerino Zanon não tem tanto apoio assim entre os mais jovens. Nada menos do que 30,8% dos eleitores com idades entre 16 e 24 anos disseram que não votariam no prefeito em nenhuma hipótese.

Publicidade

Entre os eleitores que acreditam em uma vitória do atual prefeito, os entrevistados das classes A e B chegam a um número impressionante. 90,6% dos eleitores desse recorte cravam uma vitória de Guerino no dia 15. E no recorte de classe social, os entrevistados em todos os segmentos dão ampla vantagem ao prefeito.

O mesmo acontece quando analisamos os dados relativos a faixa etária. Em todos os segmentos, Guerino aparece citado por mais de 70% dos eleitores como o vencedor da disputa nas urnas.

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 7 e 8 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando as determinações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-04766/2020.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.