Folha Vitória Prefeitura de Cariacica publica calendário escolar para educação infantil e ensino fundamental

Prefeitura de Cariacica publica calendário escolar para educação infantil e ensino fundamental

Já o calendário da Educação de Jovens e Adultos (EJA) será publicado futuramente, já que o ano letivo de 2020 ainda está sendo finalizado

Folha Vitória
Foto: Lucas Calazans
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A Prefeitura de Cariacica publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (2), o calendário escolar para a educação infantil e o ensino fundamental, a ser adotado no ano letivo de 2021 nas escolas da rede municipal. O cronograma prevê a realização de atividades presenciais e não presenciais. Segundo a prefeitura, o calendário da Educação de Jovens e Adultos (EJA) será publicado futuramente, já que o ano letivo de 2020 ainda está sendo finalizado.

De acordo com a portaria que dispõe sobre o calendário escolar da educação infantil e do ensino fundamental, deverá ser cumprido um período mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar ao longo do ano letivo. A carga horária anual deverá ser de, no mínimo, 800 horas, com jornada diária de pelo menos quatro horas de trabalho, seja ele presencial ou não. Caberá às unidades de ensino organizar o horário semanal de estudos, para que os alunos tenham a garantia de aula presencial de todas as disciplinas.

As aulas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) serão realizadas nos horários entre 7h às 11h, no período matutino, e 13h às 17h, no vespertino. Entretanto, poderá haver flexibilização desse horário para evitar aglomerações entre os estudantes. Ainda segundo a portaria, a complementação da carga horária do estudante será de forma remota.

Início das aulas

O ano letivo em Cariacica está previsto para começar no dia 22 deste mês, no formato remoto. No mesmo dia, também deverá ter início as aulas nas redes municipais de Vitória e Vila Velha. Já na Serra, a previsão é de retorno no dia 1º de março, no formato híbrido, pelas séries finais.

Outros municípios capixabas alinharam com o Estado o retorno às aulas a partir desta quinta-feira (04), assim como a reabertura gradual das escolas. O objetivo é que, a partir de 1º de março, toda a rede pública de ensino no Espírito Santo esteja disponível e funcionando.

Segundo a Prefeitura de Cariacica, o município é o único do estado que dispõe de canais de TV aberta para atender aos alunos que não têm acesso à internet. A previsão é que o ensino híbrido em Cariacica comece no dia 1º de março, caso o município não seja classificado no risco alto para a covid-19, dentro do Mapa de Risco elaborado pelo governo do Estado.

Dependendo da estrutura da escola, haverá escalonamento com, pelo menos, três perfis: 25%, 30% e 50% de alunos. Para cada condição haverá um planejamento de ensino híbrido específico. Os pais que desejarem poderão deixar os filhos em ensino remoto, mediante interação por meio das ferramentas oferecidas pela escola.

Últimas