Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de Vitória quer comprar 400 mil doses da vacina Butantan

O prefeito Lorenzo Pazoloni assinou ofício neste domingo (28), manifestando interesse pelas doses

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Nesta semana, o Instituto Butantan anunciou a produção de um imunizante 100% nacional, a Butanvac. Com isso, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, assinou, neste domingo (28), um ofício ao diretor do Instituto, Dimas Tadeu Covas, manifestando a intenção de comprar 400 mil doses da vacina. 

A vacina Butanvac

Na sexta-feira (26), o Butantan disse que a tecnologia da vacina é de baixo custo, e dentre as etapas, está a multiplicação do vírus, condições de cultivo, ingredientes, adaptação aos ovos, conservação, purificação, inativação do vírus, escalonamento de doses, estudos clínicos e regulatórios.

A produção será 100% brasileira, no entanto, uma parceria com o Hospital Mount Sinai, nos Estados Unidos, foi feita para que a tecnologia americana seja utilizada na fabricação do imunizante. A parceria internacional tem papel na concepção da tecnologia e no suporte técnico para o desenvolvimento do imunobiológico

Publicidade

A expectativa é que os ensaios clínicos de fases 1 e 2 em humanos comecem em abril, o que ainda precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o governo, os resultados dos testes pré-clínicos realizados com animais se mostraram “promissores”, o que permitiria evoluir para estudos clínicos em humanos.

Publicidade

A produção-piloto do composto já foi finalizada para aplicação em voluntários humanos durante os testes. Os resultados da pesquisa clínica em humanos vão determinar se a vacina é segura e tem resposta imune capaz de prevenir a covid-19.

A previsão do diretor-presidente, Dimas Covas, é que será possível entregar a vacina brasileira ainda este ano.

*Com informações da Agência Brasil 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.