Folha Vitória Primeiro dia de fechamento total tem movimentação normal no calçadão da Praia da Costa

Primeiro dia de fechamento total tem movimentação normal no calçadão da Praia da Costa

Muitos optaram por realizar exercícios físicos nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (18)

Folha Vitória
Foto: Fernanda Batista / TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Mesmo com o fechamento total, decretado pelo governo do Espírito Santo, e as orientações para que as pessoas evitem sair de casa, o primeiro dia das medidas em vigor foi de movimento normal no calçadão da Praia da Costa, em Vila Velha. Muitos optaram por realizar exercícios físicos nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (18).

No local, era possível observar que pessoas praticavam caminhadas, corridas e andavam de bicicleta. Muitos não usavam máscara e realizavam os exercícios físicos em grupo. Nas areias da praia, grupos praticavam esportes em conjunto com outras pessoas.

Em entrevista à equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV, o subsecretário de Esporte de Vila Velha, Fábio Luiz, afirmou que equipes estão nas ruas realizando trabalhos de conscientização. "Estamos conversando e explicando a real necessidade de não praticar as atividades coletivas durante estes 14 dias. Estamos conversando com cada um, parando e mostrando os resultados. São 14 dias que temos que nos segurar para preservar a vida", afirmou.

Leia também: ‘Estado vai apoiar município que fechar a praia’, diz secretário de Governo

Ele fez um apelo para que a população se conscientize para amenizar o cenário da covid-19 no município. "A nossa conversa é para evitar situações constrangedoras. Tem pessoas de várias idades aqui. Sabemos o quanto é benéfico o sol da praia, mas nós temos que nos cuidar. É um momento difícil, mas que em 14 dias vai fazer a diferença", disse.

Dentre as orientações para quem quer continuar com as atividades físicas no calçadão da praia, estão o uso permanente de máscara, evitar horários de muito movimento e estar sempre com álcool em gel para a higienização das mãos.

Feira livre

As feiras livres no município de Vila Velha também continuam com o funcionamento permitido. Na Glória, equipes da prefeitura realizaram trabalhos de conscientização, inclusive com máscaras descartáveis disponíveis para quem circulava sem a proteção pelo local.

Pelo decreto local, os feirantes devem realizar higienização do espaço constantemente com álcool 70% e disponibilizar a solução em gel para que funcionários e clientes possam usar com frequência. Todos devem usar máscaras. Nos locais de feiras livres, também há a disponibilização de pias com sabão para uso dos frequentadores.

Governo pede apoio da população

Em entrevista ao programa Espírito Santo no Ar, da TV Vitória/Record TV, o secretário de Governo, Gilson Daniel, ressaltou que é preciso que haja conscientização da população durante estes 14 dias de validade do decreto de fechamento total.

"O estado está vivendo um momento difícil. O número de leitos disponíveis está cada vez menor e nossa taxa de ocupação aumentou muito. As medidas restritivas são para isso. O apoio dos municípios e as responsabilidades que os municípios têm, com seu poder de polícia, sua postura e vigilância sanitária,  precisa ser exercido neste momento. São 14 dias e estamos trabalhando muito. A vacina está chegando e nós precisamos do apoio à população capixaba", afirmou.

Gilson Daniel ainda disse que o governo vai usar de diversas medidas para evitar aglomerações e manter a população informada sobre o que está descrito no decreto. 

"O estado fará uma fiscalização intensa nas áreas de maior aglomeração. Os eventos clandestinos estão proibidos desde o início, mas vamos fazer de forma mais efetiva agora, atuando nesses eventos, como também nas praias. Essa restrição está clara no decreto. Teremos carros de som orientando a população com o que pode ou não pode. Precisamos do apoio da sociedade. As pessoas já sabem o que pode e o que não pode. Agora é consciência"

*Com informações dos repórteres Fernanda Batista e Arleson Schneider, da TV Vitória/Record TV

Últimas