Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeiro lote da vacina contra covid-19 para crianças chega ao ES

Crianças de 5 a 11 anos indígenas, quilombolas, com deficiências permanentes e com comorbidades serão as primeiras a receber a vacina no Estado

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As primeiras doses da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 já chegaram ao Espírito Santo. O Estado recebeu 24.100 doses na tarde desta sexta-feira (14). Os imunizantes chegaram em um voo da Latam, por volta das 13h50.

O lote estava previsto para chegar ao Espírito Santo durante a madrugada, mas por questões logísticas, a entrega das doses acabou atrasando.

A lista prioritária para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos já foi definida pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (14). As vacinas do primeiro lote serão destinadas aos seguintes grupos: 

1) Indígenas e Quilombolas (5 a 11 anos);

Publicidade

2) Crianças com deficiências permanentes;

3) Crianças com comorbidades com Laudo Médico;

Publicidade

4) Crianças com 11 anos.

Nesta quinta-feira (13), o secretário Nésio Fernandes destacou que as vacinas são seguras e fundamentais para proteger as crianças contra o coronavírus.

Publicidade

"As vacinas da Pfizer são seguras e eficazes, passaram pelos testes um, dois e três. Não é uma vacina experimental. Foi autorizada pela Anvisa, comprada pelo Governo Federal, distribuída pelo Plano Nacional de Imunização e Enfrentamento a covid-19 e, neste momento, chegam ao Espírito Santo para vacinar os nossos filhos", disse.

De acordo com Nésio, as doses do imunizante serão distribuídas para os municípios ainda nesta sexta para que a vacinação possa ser iniciada já neste fim de semana.

Municípios da Grande Vitória vão abrir agendamento online

Alguns municípios da Grande Vitória já anunciaram que vão abrir agendamento online para começar a vacinar o público infantil.

VITÓRIA

A prefeitura da Capital informou que está preparada para realizar a vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos imediatamente após o recebimento das doses, e que vai abrir agendamento online para a imunização desse grupo.

O planejamento da vacinação depende do quantitativo de doses que o município irá receber. 

Para a vacinação, os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação e Cartão SUS ou CPF da criança. Quem testou positivo para covid-19 deve aguardar 30 dias para receber a dose da vacina e, caso tenha sintomas gripais, deve aguardar o fim dos sintomas para se imunizar.

CARIACICA

Para vacinar as crianças, a prefeitura de Cariacica informou que, assim que receber as doses destinadas às crianças, iniciará a aplicação, que será feita mediante agendamento.

VILA VELHA

A prefeitura de Vila Velha disse que está aguardando o repasse das vacinas para iniciar as imunizações. O município vai realizar o agendamento online para as crianças, mas ainda não sabe o número de doses que receberá do Estado.

Os pais ou responsáveis deverão levar os cartões de vacina das crianças, porque o intervalo de qualquer vacina de rotina tem que obedecer 15 dias para vacinação contra covid-19.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.