Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto Acessa Brasil pauta acessibilidade e o direito de ir e vir

Com uma visão inovadora sobre as tecnologias de transporte e mobilidade urbana e com objetivo de apresentar e debater as soluções de acessibilidade e o direito de ir e vir das pessoas com limitações de movimentação em condomínios residenciais ou comerciais que foi pensado o ACESSA BRASIL, evento do tipo seminário que aborda as soluções para implantação dos elevadores de acessibilidade que possa permitir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Acessa Brasil se propõe a reunir em um único local empresas fabricantes de equipamentos de transporte vertical de forma inclusiva, empresas de serviços sejam periódicos ou esporádicos, autarquias estatais e paraestatais, empresas de economia mista, agendes financeiros e autoridades, bem como gestores de instalações e síndicos.

O projeto é organizado pela ABEMEC-DF (Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos e Industriais, seção DF), Engenharia & Prosa e iATOS (Instituto Americano de Tecnologia e Organização), sem fins religiosos ou político partidários, para facilitar o dia a dia destas pessoas com foco em amparar o direito de todos de ir e vir, as edificações precisam se adequar à norma de acessibilidade NBR9050:2015 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Com relação ao meio de transporte (vertical ou horizontal) há regras específicas a serem atendidas e que inserem uma série de itens para a acessibilidade em transportes verticais em um compêndio da ABNT.

Além desses normativos também há de se observar o disposto na LEI No 10.098, de 19 de dezembro DE 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Publicidade

Não muito distante de 2021 vale lembrar da Reunião que em setembro de 2015 dada em Nova York contando com representantes de 193 Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil, para o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1), inserindo no contexto também metas de acessibilidade entre os países.

Associado aos já apresentados há também a necessidade de se fazer incentivar as atividades de serviços e produção fabril nacionais, bem como transferências de novas tecnologias.

Publicidade

O evento deve contar com a participação de personalidades que atuam cotidianamente no exercício pleno e no estado da arte do tema, nomes como: Jary Castro (autor do livro "Ir e Vir" que representou o Brasil na ONU) e Estevão Lopes (atleta paralímpico, medalhista e empresário). Que são alguns dos palestrantes que estarão compartilhando seu conhecimento.

O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de outubro de 2021com programação das 09:00 às 18:00, podendo participar de forma presencial (na Quadra Poliesportiva do Cruzeiro, ao Lado do Ginásio do Cruzeiro, Brasília/DF) ou de forma remota (on-line).

Publicidade

O acesso ao evento (ou às informações e "link" para assistir de forma remota) tem que ser dado por inscrição gratuita, de forma antecipada pelo site do evento: inscrição.

Com expositores já confirmados como a ABEEL, ATi Elevadores e Inspenge.

Este evento, além da organização compartilhada entre a Engenharia & Prosa, iATOS e a ABEMEC-DF, conta com o patrocínio da GHS Brasil, Eletrofrigor, StarCenter, Recigases e CONFEA-CREA além da participação do CREA-DF e Administração Regional do Cruzeiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.