Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto leva ações de saúde e conscientização para caminhoneiros de trecho capixaba

O foco da caravana é o fornecimento de atendimentos e cuidados voltados ao corpo e mente dos profissionais das estradas

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Considerada serviço essencial em virtude da forte presença do transporte de cargas, a profissionais que atuam como caminhoneiros mantiveram a rotina mesmo durante a pandemia. Pensando nisso, nesta terça-feira (12) e na próxima quarta-feira (13), a rede de postos Petrobras da Rede Siga Bem em parceria com a IVECO vão promover uma gincana de conscientização entre os caminhoneiros. As ações vão acontecer no no km 424,5 da BR 101, no município de Atílio Vivácqua, região sul do Espírito Santo.

As atividades integram a 74ª etapa da temporada da Gincana do Caminhoneiro. Até o mês de março serão 90 temporadas que, além de promover a saúde e a conscientização dos caminhoneiros, busca também motivar e proporcionar à esta classe trabalhadora experiências que possam ajudá-los a melhorar o padrão de vida e com a possibilidade de ganhar um caminhão zero km da linha IVECO Tector.

A comitiva organizadora da gincana conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do Ministério da Infraestrutura para atender os estradeiros que estão de passagem pela região.

Programação

Publicidade

O circuito tem duração de dois dias e conta com testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, além de orientações sobre obesidade, hipertensão, e até vacinação contra diversas doenças (de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde de cada município). 

Outro ponto chave da ação é o fornecimento de informações sobre procedimentos que devem continuar a serem adotados para evitar o contágio e disseminação do coronavírus, como uso obrigatório e constante de máscaras, como higienizá-las, lavagem das mãos e sempre que possível, o uso do álcool gel, além das regras de distanciamento e convívio social.

Publicidade
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Limpeza no local de trabalho

Após a etapa de conscientização sobre os cuidados pessoais, os caminhoneiros serão orientados sobre a importância da higienização do caminhão em cada parada realizada. Numa pista montada na arena do Posto dos Motoristas, o participante da Gincana do Caminhoneiro receberá uma aula prática de como fazer a desinfecção de pontos da cabine e da boleia que ficam mais expostos à contaminação, como maçaneta, retrovisores, câmbio, volante, entre outros.

Publicidade

Em seguida, o motorista será convidado a percorrer um trajeto demarcado por cones, para que desvie deles e mostre destreza nas manobras para concluir a pista. Lembrando que, a cada volta na pista, o caminhão é cuidadosamente higienizado.

Participe!

Para participar da Gincana do Caminhoneiro, o motorista deve apresentar CNH categorias C, D ou E. Embora o teste de habilidade seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro e concorrer ao caminhão Iveco Tector zero km, o estradeiro precisa ter passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. 

Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras. Para mais informações da temporada, acesse o site da Gincana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.