Folha Vitória Proprietários de veículos já podem gerar boleto para pagamento do IPVA 2021

Proprietários de veículos já podem gerar boleto para pagamento do IPVA 2021

Quem pagar em cota única, terá 5% de desconto. O pagamento pode ser em quatro parcelas, com vencimento entre abril e julho, no caso de veículos leves

Folha Vitória
Foto: Romero Mendonça/Secom-ES
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O ano novo chegou e, invevitavelmente, os velhos pagamentos de início de ano também. Os proprietários de veículos emplacados no Espírito Santo já podem gerar o boleto e pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021. Apesar de todo o sistema já estar liberado, os vencimentos da primeira parcela ou cota única começam apenas em março para os veículos pesados e em abril para os veículos leves.

A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deverá ser feita acessando o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). Logo que o usuário abre o site da Sefaz, ele encontra no canto superior direito o ícone “Pague seu IPVA”. O ícone vai direcionar o usuário para uma nova janela na qual, novamente, ele deve clicar em “Pague seu IPVA”.

Na página seguinte o usuário deve clicar em “Emissão de boleto IPVA”. Nessa opção o usuário deve digitar a placa e o Renavam do veículo. O próximo passo é escolher se quer pagar em cota única com 5% de desconto, ou divido em quatro parcelas, com vencimento entre abril e julho, no caso de veículos leves.

Para que o pagamento seja feito não é preciso imprimir a DUA. Usuários de internet banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitá-lo. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de sua preferência.

Os clientes Banestes têm uma comodidade a mais, podendo realizar consultas e pagamentos tanto do IPVA quanto do licenciamento, do DPVAT e de multas de veículos do Espírito Santo direto no Aplicativo Banestes e no Internet Banking.

O aplicativo ES na Palma da Mão, desenvolvido pelo ITi/Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo), também oferece uma funcionalidade que permite emitir o documento de arrecadação ou capturar a linha digitável, que poderá ser copiada para qualquer aplicativo dos bancos credenciados para recolhimento do IPVA.

A variação média dos preços de referência para 2021 foi de -3,83%. O índice é obtido analisando a variação dos preços de mercado dos veículos, entre 2019 e 2020, e a composição da frota de veículos tributáveis do Estado. No Espírito Santo, a alíquota para carros de passeio e utilitários é de 2% sobre o valor do veículo. Já para motos, caminhões, micro-ônibus e ônibus é de 1%.

Fonte: Governo do ES

Últimas