Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quase 48 mil gestantes e puérperas vão ser vacinadas a partir de maio no ES

O novo grupo deverá ser incluído na próxima fase da Campanha Nacional de Vacinação, junto à população com comorbidades

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Nesta terça-feira (27), o Ministério da Saúde decidiu incluir as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) no grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19. O novo grupo deverá ser incluído na próxima fase da Campanha Nacional de Vacinação, junto à população com comorbidades.

De acordo com a estimativa populacional do Ministério da Saúde, 47.966 gestantes e puérperas serão vacinadas no Espírito Santo. A estratégia definida pelo Ministério é de vacinar primeiro as gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade; e posteriormente demais gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes. 

>>Leia também: Covid-19: mortes de grávidas e puérperas dobram em 2021

>>Leia também: Jovem grávida morre vítima da covid-19 após dar à luz; bebê sobreviveu

Publicidade

A definição dos novos grupos e feita com base em evidências científicas e dados epidemiológicos que mostram gestantes e puérperas como fatores de risco, já que houve aumento no número de óbitos materno no Brasil.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, a inclusão do novo grupo foi feita porque há mais benefícios do que riscos na imunização contra a covid-19. 

Publicidade

“Entende-se que os benefícios da imunização a gestantes e puérperas são superiores ao risco. Diante disso, em pactuação tripartite, entre União, estados e municípios, foi definido a inclusão destes dois novos grupos à Campanha”, informou Danielle.

Vacinação em maio

Publicidade

Segundo o Ministério, a previsão é que todo o grupo, que agora incluiu pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, seja vacinado com a primeira dose até o final do mês de maio.

No Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai definir junto aos municípios a estratégia que será utilizada para imunizar o grupo prioritário. Danielle explicou como funcionará a distribuição das doses no Estado. “Sempre ressaltamos que a Secretaria da Saúde aguarda o envio de doses por parte do Ministério para dar continuidade à vacinação, e que o início de cada grupo prioritário se dá com a entrega de 100% das doses referentes aquele grupo, aos municípios”, disse a coordenadora.

Vacinação contra Influenza

As gestantes e puérperas já fazem parte do grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, e podem ser imunizadas até o dia 10 de maio. Com duas campanhas de imunização em andamento, a Sesa alerta que deverá ser respeitado o intervalo mínimo de 14 dias entre a administração das vacinas Influenza e Covid-19.

Danielle Grillo destacou a importância da adesão do grupo à vacinação das duas campanhas. “Precisamos contar com a participação de todas as grávidas e puérperas para termos altas e homogêneas coberturas vacinais, tanto para Influenza, que nos últimos anos são públicos nos quais não conseguimos alcançar uma cobertura de 90%, quanto agora para a Covid-19”. 

Orientações às gestantes e puérperas

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação de gestantes e puérperas deverá seguir as seguintes orientações:

- A gestante com comorbidade deverá comprovar a condição de risco, seja com exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, ou cadastros já existentes dentro das Unidades de Saúde;

- A vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional e o teste de gravidez não deve ser um pré-requisito para a administração das vacinas;

- No caso de a puérpera, ao ser vacinada, na condição de lactante, deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno;

- A vacinação poderá ser realizada com qualquer vacina de plataforma de vírus inativado, vetor viral ou mRNA, respeitando os intervalos entre as doses recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.