Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quase dois meses depois, ES volta a ter menos de 80% de leitos de UTI contra covid-19 ocupados

Índice representa um alívio na pressão sofrida pelos hospitais do estado, já que, durante pouco mais de um mês, entre março e abril, a taxa ficou acima de 90%

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Pela primeira vez desde o dia 9 de março, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da covid-19, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo, ficou abaixo de 80%, na tarde desta quinta-feira (06). De acordo com dados do Painel Ocupação de Leitos Hospitalares, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 78,06% das vagas nas UTIs do Estado estão preenchidas.

O índice representa um alívio na pressão sofrida pelos hospitais da rede pública de saúde em todo o Espírito Santo. Durante pouco mais de um mês, entre março e abril, a taxa de ocupação nas UTIs Covid-19 do Estado ficou acima de 90%.

Segundo o painel da Sesa, atualmente são oferecidos 1.080 leitos de UTI pelo SUS no Espírito Santo. Desse total, 843 estão ocupados. Com relação aos leitos de enfermaria, a ocupação é de 55,89% — 598 das 1.070 vagas existentes estão preenchidas.

No auge da terceira onda de contaminação pelo novo coronavírus, com as taxas de ocupação sempre altas, conseguir um leito de hospital não era fácil. Para o médico intensivista Otílio Canuto, que trabalha em um hospital em Vila Velha, com 60 leitos de UTI, a situação melhorou nas últimas semanas.

Publicidade

"A gente tem uma diminuição significativa no número de pessoas internadas. Hoje temos vagas disponíveis. Poucas, mas temos. A gente vê uma redução no número de casos se confirmando no aumento do número de vagas de UTI", ressaltou.

Já nos hospitais particulares, dos 220 leitos ofertados, 166 estão ocupados, segundo dados da Sesa. A taxa de ocupação é de 75,45%. Entretanto, a ocupação da rede privada pode ser diferente, já que apenas 24 dos 37 hospitais particulares existentes no estado forneceram os dados à Secretaria da Saúde até a noite desta quinta-feira.

Publicidade

Alerta

Apesar da queda na taxa de ocupação geral no Espírito Santo, o percentual de leitos de UTI que estão preenchidos no momento continua acima de 80% na Grande Vitória e no sul do estado — 81,25% e 83,07%, respectivamente. O subsecretário estadual de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, vê esses dados com preocupação.

Publicidade

"Todas as medidas planejadas pelo governo do Estado, juntamente com os municípios, levaram à diminuição da taxa de ocupação. Chegamos a 78% hoje da ocupação geral de UTI em todo o estado do Espírito Santo. Mas fazemos uma alerta: a nossa ocupação de leitos de UTI na região metropolitana continua com um percentual acima de 80%. Para ser mais preciso, com 81% da taxa de ocupação em toda a região metropolitana", frisou.

A situação também continua preocupante nos hospitais filantrópicos que atuam no Espírito Santo, segundo o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado (Fehofes), Fabrício Gaeede.

"A ocupação se mantém acima de 80%. Em alguns hospitais, pelo menos três, nós temos ocupação de 100% dos leitos de UTI para tratamento de covid-19", ressaltou.

Por isso, não é hora de relaxar nos cuidados contra o coronavírus. "A gente tem que tomar cuidado, lavando as mãos, a gente tem que continuar mantendo o distanciamento social, continuar vacinando. Com esses cuidados, a gente vai poder tratar quem for ficar doente de uma forma melhor, e a gente vai ter leitos disponíveis para todo mundo, no caso de uma nova onda", afirmou.

*Com informações do repórter Álvaro Zanotti, da TV Vitória/Record TV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.