Folha Vitória Quatro secretarias de Saúde da Grande Vitória serão comandadas por mulheres. Veja quem são elas!

Quatro secretarias de Saúde da Grande Vitória serão comandadas por mulheres. Veja quem são elas!

Além da Saúde, os municípios de Vitória e Vila Velha também terão presença feminina na Educação

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Quatro municípios da Grande Vitória terão as secretarias de Saúde comandadas por mulheres nos próximos quatro anos. Em um ano difícil e cheio de desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, elas recebem, junto com a nomeação, a missão de minimizar os impactos da covid-19 em seus respectivos municípios e reforçam também o empoderamento feminino na gestão municipal. 

Em Vitória, a médica Thais Campolina Cohen Azoury foi a escolhida para comandar a Secretaria Municipal de Saúde durante a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Graduada pela Emescam, Thais é mestre em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e atua nas áreas de Estratégia de Saúde da Família, vigilância em saúde e Atenção Básica e Medicina do Trabalho.

De acordo com os dados mais recentes do Painel Covid-19, atualizado na tarde deste domingo (03), a capital está entre as cinco cidades com maior número de casos confirmados do novo coronavírus, ficando atrás de Vila Velha e Serra. São 29.145 pessoas infectadas e 598 mortes. 

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Thais Campolina Cohen Azoury, secretária de Saúde em Vitória

No município de Serra, a enfermeira Sheila Cruz, mestre em Saúde Coletiva, foi anunciada como titular da pasta no governo do prefeito Sergio Vidigal (PDT). Durante a nomeação, a secretária reconheceu os desafios e afirmou que os focos são prevenção e proteção.

 "Um dos grandes desafios é trabalhar, juntamente com a população, o controle e a forma como a população se comporta com a doença. Eu sou trabalhadora do SUS e quero, juntamente com os servidores da saúde, buscar uma educação em saúde e sensibilidade em relação a proteção e prevenção, que vai trazer para a cidade a redução dos casos. A palavra é prevenção".

Serra é o segundo município com maior registro de casos da covid-19. Neste domingo, o número de infectados chegou a 31.571. No total, 660 perderam a vida em decorrência da doença na cidade. 

Foto: Divulgação / Prefeitura da Serra
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Sheila Cruz, secretária de Saúde no município de Serra

Em Vila Velha, município com maior número de casos do novo coronavírus, o prefeito Arnaldinho Borgo escolheu Cátia Lisboa para assumir a secretaria de Saúde. Com formação em administração de empresas e especialização em Gestão de Unidades Básicas de Saúde e Auditoria em Saúde, Cátia possui 21 anos de experiência em gestão pública e atuou como secretária de Saúde na Prefeitura de Vitória. 

Dados mais recentes mostram que o número de casos confirmados no município canela-verde chegou a 34.276 e 714 pessoas já perderam a vida. 

Foto: Divulgação | Câmara Municipal de Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Cátia Lisboa, secretária de Saúde em Vila Velha

Em Viana, a secretaria de Saúde continua sob o comando de Jaqueline D'Oliveira Jubini. Especializada em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, ela foi nomeada para a pasta durante a gestão de Gilson Daniel, que encerrou seu mandato como prefeito do município no dia 31 de dezembro. Agora, continua à frente da secretaria junto com prefeito Wanderson Bueno. 

O município contabiliza 3.838 casos confirmados do novo coronavírus e 100 óbitos, de acordo com dados divulgados neste domingo. 

Foto: Reprodução / Instagram
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Jaqueline D'Oliveira Jubini, secretária de Saúde em Viana

Mulheres também na Educação

As secretarias de Educação dos municípios de Vitória e Vila Velha também serão comandadas por mulheres. Na Capital, quem assume a pasta é a educadora Juliana Rohsner. Vencedora de prêmios nacionais, ela atuou como coordenadora da equipe de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria de Educação de Cariacica, como pedagoga e professora de séries iniciais e da EJA. Foi formadora de programas na área de alfabetização, formadora do curso de extensão ofertado pelo IFES (Campus Cariacica) e, recentemente, estava como gestora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jones José do Nascimento, em Central Carapina, na Serra.

Já no município de Vila Velha, a secretaria municipal de Educação fica sob o comando de Fabiana Kauark. Com formação em Pedagogia, a nova secretária também é mestre e doutora em Educação, mestre em ensino de ciências e pós-doutorada em didática das ciências. Fabiana também possui especialização em Psicopedagogia Institucional e Gestão Pública. 

Últimas