Folha Vitória Queda de cabelo: que quantidade é considerada normal?

Queda de cabelo: que quantidade é considerada normal?

Cientista, especialista em tratamentos capilares, Jackeline Alecrim responde às principais dúvidas sobre queda capilar

Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Afinal, é normal perder uma certa quantidade de cabelo por dia? De acordo com a cientista e expert em queda capilar e distúrbios do couro cabeludo, Jackeline Alecrim, é comum dizer que perdemos, em média, entre 100 e 150 fios de cabelo por dia. 

Porém, algumas pessoas, que possuem maior quantidade de cabelo, esse número pode ser até maior e não representa nenhum sinal de alerta. 

“O que não pode acontecer é ficar aparecendo o couro cabelo, ter falhas ou cair uma mecha inteira. Quedas muito abruptas, chamam atenção para a possibilidade de algo errado”, detalha a cientista.

É importante diferenciar quebra de queda capilar

Para Jackeline Alecrim, é importante ainda diferenciar a quebra e a queda capilar. Pois, de acordo com ela, existem pessoas que quebram o cabelo ao pentear, por exemplo, e acreditam que os fios estão caindo. 

Na hora de lavar o cabelo, é importante escolher as técnicas corretos

Ao lavar os cabelos, é necessário redobrar a atenção com o couro cabeludo e com os fios. Pois, de acordo com a Dra. Alecrim, se um receber o produto certo e o outro não, problemas podem surgir da mesma forma. 

“As pessoas falam que não vão danificar o fio e começam a fazer técnicas low poo, por exemplo, que podem provocar uma obstrução grave e o acúmulo de sujidade no couro cabeludo, promovendo assim, infecções na região”, afirma.

Para a cientista, a melhor forma de cuidar dos fios e do couro cabeludo é utilizar um pré-shampoo, que protegerá o comprimento do cabelo e depois utilizar um shampoo normal no couro cabeludo que promoverá a limpeza. 

“Não precisamos ser radicais. Adotar técnicas low poo e no poo, que não utilizam ou têm poucos agentes de limpeza, podem trazer riscos à saúde do couro cabeludo”, aconselha.

Ainda segundo a especialita, os shampoos de limpeza profunda, por exemplo, são péssimos para o fio. Isso por que tem um agente detergente muito forte que pode, inclusive, favorecer a quebra do cabelo. 

"Esses produtos só deveriam ser usados em tratamentos como a descoloração e a progressiva por profissionais capacitados”, opina.

Últimas