Folha Vitória Quer reformar? Saiba como escolher o revestimento ideal para cada ambiente

Quer reformar? Saiba como escolher o revestimento ideal para cada ambiente

Escolha de pisos para áreas internas e externas deve ser cuidadosa, considerando que as necessidades de ambas são distintas

Folha Vitória
Foto: Reprodução
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Todo início de ano uma das coisas que está na lista de desejos de muitos brasileiros é fazer reformas para melhorar os ambientes em áreas internas e externas, seja nas residências ou locais de trabalho. Mas, para evitar dor de cabeça é indicado buscar a orientação de profissionais. 

Para quem quer repaginar principalmente os pisos, é essencial pensar na proteção e na segurança dos revestimentos. Afinal, a garantia de conforto e de elegância do local requer a análise das funções dos materiais ideais para cada tipo de espaço.

“É comum as pessoas errarem na escolha da proporção, por não saberem as medidas certas. Elas também costumam colocar revestimentos inadequados em áreas molhadas, por exemplo, e com relevo mais acentuado na cozinha, fazendo com que grude muita gordura e sujeira” ressalta o diretor da Compose, Carlos Marianelli.

Outro ponto que deve-se levar em consideração é na combinação, ter o cuidado para não falhar na escolha das cores e do design. É importante analisar o tamanho do local que pretende mudar, ver se a área é interna ou externa, se pega chuva ou não, se tem piscina e se precisará de antiderrapante.

“Nos últimos anos, houve o aumento da variedade de revestimentos, com bastante facilidade de produtos em formatos variados de pisos. O mercado oferece muitas opções para todos os gostos, por isso é preciso ter orientação adequada pra não errar", afirma Carlos.

Veja 10 dicas para escolher o revestimento certo

1. Verifique com atenção o tipo de público que usará o espaço.

2. Se um banheiro for utilizado principalmente por crianças e idosos, o porcelanato acetinado pode ser uma ótima opção, pois não fica escorregadio.

3. Observe o nível de resistência do piso, que varia em residências ou locais comerciais.

4. O piso de uma loja não pode ser polido, porque arranha bastante.

5. Veja com cuidado as medidas dos ambientes que precisarão de revestimentos novos.

6. Áreas externas e internas possuem necessidades específicas. Não adianta querer usar o mesmo tipo de revestimento nas duas.

7. Nas áreas molhadas, os porcelanatos devem ser antiderrapantes. Evite pisos porosos e polidos dentro do box do banheiro.

8. Esqueça a ideia de escolher revestimentos com relevo mais acentuado na cozinha, já que eles grudam muita gordura e sujeira. Dificulta muito a limpeza.

9. Pisos polidos, acetinados e amadeirados caem bem nos quartos.

10. Para a sala de estar, aposte em uma combinação harmônica. Os formatos de porcelanatos maiores do que 90 cm dão a sensação de amplitude no ambiente.

Últimas