Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Risco baixo no ES: veja as regras e restrições válidas na próxima semana

Desde abril de 2020, esta é a primeira vez que todos os 78 municípios capixabas são classificados em verde

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Na próxima semana, o Mapa de Risco Covid-19 traz todas as cidades do Espírito Santo classificadas em risco baixo para a covid-19. Desde abril de 2020, quando o sistema começou a ser utilizado, esta é a primeira vez que 100% dos municípios são classificados em verde.

A nova classificação passa a valer a partir de segunda-feira (13) e terá vigência até o domingo seguinte, dia 19. O mapa é utilizado para determinar as regras de funcionamento das atividades econômicas e sociais dos municípios capixabas em meio à pandemia do coronavírus.

A 72ª edição do mapa de risco foi divulgada pelo governo estadual no início da noite desta sexta-feira (10). 

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

“Este mapa todo verde é uma grande conquista e significa também vidas salvas. Uma vitória da nossa estratégia de testar e vacinar a população, que também fez a sua parte e colaborou. Também foi muito importante a nossa parceria com os municípios”, comentou o governador Renato Casagrande, durante a divulgação do novo Mapa de Risco.

Publicidade

Com a nova classificação de risco, todos os municípios capixabas poderão adotar medidas mais flexíveis em suas atividades econômicas e sociais.

No entanto, o governador lembrou que o risco baixo para a covid-19 não significa ausência de risco e reforçou que a população deve manter os cuidados para prevenção da doença, além de continuar se vacinando e fazendo o teste para detecção do vírus.

Publicidade

Indicadores da pandemia preocupam governo

Casagrande destacou que o aumento de alguns indicadores da pandemia tem preocupado o governo estadual e acendido o alerta para um possível novo crescimento da doença no Espírito Santo.

"A primeira preocupação é que a positividade continua crescente. Estamos com mais de 20% de positividade. Já chegamos a 11%. O sul do estado está com praticamente 30%. A internação em UTI no sul do estado cresceu nessas últimas duas, três semanas. E a taxa de transmissão, o RT, continua acima de 1. Então uma pessoa passa para mais de uma pessoa", destacou.

Publicidade

"A positividade e a taxa de transmissão podem elevar a internação, podem levar risco às pessoas e ainda é uma preocupação. Por isso, a nossa estratégia de vacina, de testar e de continuar cumprindo os protocolos, para a gente poder continuar controlando a doença e salvando a vida dos capixabas", completou.

Confira o que é permitido para os municípios de risco baixo para a covid-19:

Comércio

- Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 cliente por 10 m², obrigatoriedade de uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, sem restrição de horário de funcionamento.

- Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação (1 pessoa por 14 m²).

Shoppings

- Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 01 (um) cliente por cada 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja.

Academias

- Funcionamento das academias conforme regras específicas, com liberação para atendimento de pessoas consideradas de grupo de risco e com liberação de atividades aeróbicas coletivas.

Boates

- Funcionamento continua proibido

Medidas Sociais

- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social (DISK Aglomeração).

- Obrigatoriedade para adoção de medidas de proteção (máscaras e higiene).

- Abordagem às pessoas para orientação.

- Determinação para o uso de máscaras pelas pessoas fora do ambiente residencial.

- Proibição de funcionamento de boates.

- Comunicação social, por meio de rádio, carros de som e outros.

- Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.

- Recomendação de não funcionamento de eventos com shows pirotécnicos.

- Monitoramento de casos suspeitos e infectados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.