Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como tirar o extrato da aposentadoria pela internet

Aposentados ou pensionistas que vão declarar ou constar como dependentes na declaração precisam ter o documento do benefício

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Já está disponível o acesso para o extrato com o informe de rendimentos pela internet, para aposentados ou pensionistas do INSS que vai declarar o Imposto de Renda 2021 ou constar como dependente na declaração de outro contribuinte. Há dois caminhos. Diretamente da página da Previdência Social ou pelo portal “Meu Inss”, por meio de login e senha. Veja como:

1) Diretamente da página da Previdência Social

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Para acessar este extrato, clique neste link: https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml

Para obter o extrato, será preciso ter em mãos os seguintes dados:

Publicidade

— Nome do beneficiário

— CPF

Publicidade

— Data de nascimento

— Número do benefício

Publicidade

Por esse link, é possível também emitir o extrato de anos anteriores, até 2013.

Para extratos de anos anteriores a 2013, clique neste link: https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/irpf/irpfInicio.xhtml

2) Pelo portal "Meu INSS"

Para acessar esse portal é preciso se cadastrar antes, criando um login e senha no portal gov.br. Para fazer o cadastro é preciso informar:

— Nome completo

— CPF

— Data e local de nascimento

— Nome da mãe

É gerado um código de acesso provisório com essas informações. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória e só depois deve criar a própria senha.

Este caminho dá um pouco mais de trabalho, mas, ao criar o login para o acesso ao “Meu INSS”, o segurado passa a ter acesso a uma série de informações, fazer agendamento e acompanhar dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

O valor dos benefícios recebidos, devem ser declarados corretamente, pois a omissão de rendimentos é uma das principais causas que levam a declaração a ficar presa na malha.

Os rendimentos de aposentadoria ou pensão são tributáveis, exceto a parcela isenta de R$ 24.751,74 para os beneficiários que tenham mais de 65 anos ou, na sua totalidade, para os portadores de moléstia grave.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.