Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba quais são os fatores de risco do câncer de intestino

O tumor colorretal tem mais de 95% de chance de cura quando descoberto de forma precoce, por meio da colonoscopia

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Execesso de carne vermelha e alimentos gordurosos, sobrepeso e tabagismo: todod esses são fatores de risco que potencializam o câncer de intestino, que atinge as regiões do cólon e do reto. Por ano, são quase 41 mil novos casos registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“Estar acima do peso aumenta o risco de câncer colorretal, principalmente nos homens. Pessoas com diabetes tipo 2 também têm um risco maior, assim como os fumantes, que são mais propensos a desenvolver e a morrer de câncer colorretal do que aqueles que não fumam”, explica o médico radioterapeuta Nivaldo Kiister.

O consumo de álcool também é um fator de risco de surgimento deste tipo de tumor.Segundo Nivaldo Kiister, a incidência de câncer colorretal aumenta com a idade, sendo mais comum após os 50 anos.

Ter um histórico de surgimento de pólipos é motivo para um acompanhamento mais detalhado, pois há sim risco de câncer colorretal. Pessoas que apresentam doença inflamatória intestinal, como colite ulcerativa e doença de Crohn, também podem desenvolver este tipo de tumor.

Publicidade

Além disso, Nivaldo Kiister explica que os negros têm uma maior incidência de câncer colorretal, mas as razões para isso ainda não são bem compreendidas. No ano passado, um tumor de cólon matou o ator Chadwick Boseman, astro do filme “Pantera Negra”, da Marvel. Ele tinha 43 anos.

“Na maioria dos casos, o câncer colorretal tem tratamento e pode ser curado se for diagnosticado de forma precoce, quando ainda não se espalhou para outros órgãos (metástase). A maior parte destes tumores se origina de pólipos, que são lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso”, explica o especialista.

Publicidade

Colonoscopia é capaz de rastrear o câncer. Entenda

O câncer colorretal é um dos poucos que pode ser rastreado, através do exame chamado colonoscopia. Quando diagnosticado em estágio inicial, a taxa de cura do tumor supera os 95%.

“Esse exame é indicado tanto para rastreio em quem não tem histórico familiar quanto para quem tem. Todos deveriam se submeter a ele em algum momento da vida, pois ajuda a diagnosticar lesões em estágio inicial, aumentando as chances de cura do tratamento”, afirma o médico.

Publicidade

Dentre os sintomas da doença estão: 

- diarreia ou constipação;

- sensação de que o intestino não foi completamente esvaziado; 

- sangue nas fezes;

- cólica abdominal; 

- sensação de inchaço; 

- cansaço; 

- fadiga; 

- perda de peso sem um motivo específico.

“O ideal é não consumir alimentos gordurosos e ultraprocessados em excesso, como salsicha, presunto, bacon e salaminho. Fazer atividade física também é importante para manter o peso, além de não beber, nem fumar”, destaca o médico.

Veja como funciona a cirurgia para tratamento de câncer no intestino

O tumor colorretal ocorre em duas partes: na região do cólon, que é a mais alta do intestino; e no reto, que é a inferior. O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

No reto: De acordo com o especialista, na grande maioria dos casos, o tumor de reto é tratado com radioterapia. Pode ser com finalidade curativa, desobstrutiva ou hemostática (para parar um sangramento). 

No cólon: Como fica numa região mais alta, o médico explicou que, no geral, não é tratado com radioterapia de forma curativa. Apenas cirurgia e/ou quimioterapia. 

“A radioterapia é guardada para tratamentos muito sintomáticos dessa região ou metastáticos. Assim sendo, tumor de reto ou de cólon que possui metástase em outras regiões pode se beneficiar, a depender da indicação, com uso de radioterapia”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.